Taxa de desemprego juvenil sobe para 14,9% no primeiro trimestre

A taxa apresentou o menor valor da série histórica, que se iniciou em 2012; no quarto trimestre de 2024, o índice ficou em 12,9%.

16/05/2025 9h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em maio de 2025, a taxa de desemprego entre adultos com 18 e 24 anos atingiu 14,9%. Este foi o menor índice de desocupação registrado na série histórica, que se iniciou em 2012. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou o resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa de desocupação aumentou de 12,9% no quarto trimestre de 2024 para 14,9% no primeiro trimestre de 2025. O aumento no início de cada ano é um movimento sazonal. Entre outros fatores, o encerramento dos empregos temporários ao final do ano contribui para a elevação da taxa nos três primeiros meses.

Os dados são provenientes da Pnad Contínua Trimestral. O instituto fornece estatísticas sobre o mercado de trabalho, considerando faixas etárias, cor da pele, sexo e região do país.

LEIA TAMBÉM:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse com uma taxa de desemprego juvenil de 16,4% no quarto trimestre de 2022. Para o Banco Central, a atividade econômica apresenta resiliência, apesar da taxa básica, a Selic, em nível restritivo para combater a inflação. Um fator relevante é o mercado de trabalho aquecido.

O desempenho superior do mercado de trabalho impulsiona o crescimento da renda e estimula o consumo. O Banco Central aponta para “ganhos reais acima da produtividade”. A autoridade monetária afirmou que a “flexibilidade” no mercado de trabalho faz parte do mecanismo de política monetária, o que implica uma redução no dinamismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.