Tribunal de Contas da União Suspende Repasse de Verba Pública para Escola de Samba
A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do repasse de R$ 1 milhão para a escola de samba Acadêmicos de Niterói. A solicitação de recursos, proveniente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), gerou preocupação entre os técnicos do TCU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido para a escola de samba carioca foi feito pelo Partido Novo, que levantou suspeitas sobre a utilização dos fundos. A escola de samba planeja realizar um desfile especial na Marquês de Sapucaí em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O enredo do samba-enredo, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, detalha a trajetória pessoal e política do presidente.
LEIA TAMBÉM!
Segundo o TCU, a homenagem representa um risco de favorecimento político, considerando que Lula já manifestou sua intenção de buscar a reeleição nas eleições de 2026. A utilização de recursos públicos destinados a incentivar a cultura e o carnaval carioca para promover um pré-candidato à presidência da República é vista como inadequada.
A decisão final sobre o caso caberá ao ministro relator, Aroldo Cedraz. O desfile da Acadêmicos de Niterói está agendado para o dia 15 de fevereiro, com a presença confirmada de Lula, embora ele não participe do desfile. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, estará presente na avenida.
Até o momento, não houve declarações oficiais de Lula, do Planalto ou da Acadêmicos de Niterói sobre a possível retenção da verba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
