Teixeira e Vieira enfrentam desafio inicial no Congresso

Ministros serão ouvidos na Câmara; audiências acontecem após a saída de dois membros do primeiro escalão.

06/05/2025 6h19

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em uma semana tensa para o governo, após a demissão do ministro da Previdência na sexta-feira (2) e a substituição da ministra das Mulheres nesta segunda-feira (5), dois auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem participar de audiências na Câmara para responder a questionamentos de deputados em comissões temáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a atribuição de asilo diplomático a Nadine Heredia, ex-primeira-dama peruana condenada por corrupção, que gerou críticas ao governo Lula nos últimos dias.

A nomeação do ministro decorre de um pedido dos deputados Evair de Melo (PP-ES), Carla Dickson (União-RN), Carla Zambelli (PL-SP), Osmar Terra (MDB-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Zucco (PL-RS).

Leia também:

O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) foi convocado para discutir temas como o aumento dos preços dos alimentos e o processo de regularização fundiária no Brasil.

Os pedidos foram apresentados pelos deputados Evair de Melo, Coronel Fernanda (PL-MT), Albuquerque (Republicanos-RR), João Daniel (PT-SE) e Domingos Neto (PSD-CE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos julgamentos de ministros em comissões, os parlamentares têm a chance de questionar diretamente os membros do governo e solicitar esclarecimentos. O governo, por sua vez, pode acionar seus recursos para proteger os ministros e conduzir negociações com a oposição sobre o que será discutido.

A reunião de terça-feira (3) deverá indicar o tom de outras audiências com ministros durante a semana. Na quarta-feira (7) são aguardados os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Marina Silva (Meio Ambiente) também no Congresso Nacional.

Marinho deverá apresentar o plano de trabalho do Ministério para 2025. Já em relação a Marina Silva, os deputados solicitam esclarecimentos sobre os impactos ambientais da construção de uma nova rodovia em Belém (PA) e dados referentes a queimadas e desmatamento.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.