Tempestade gera ventos de até 100 km/h no Sul e Sudeste do país
Sistema meteorológico sobre o Rio Grande do Sul avança em direção ao oceano, intensificando-se com a chegada de uma frente fria.

Um ciclone extratropical impacta as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda-feira (28.jul.2025), gerando ventos que podem atingir 100 km/h em áreas do litoral paulista. O fenômeno meteorológico, originário de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, avança em direção ao oceano, intensificando-se em conjunto com a passagem de uma frente fria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A MetSul Meteorologia prevê que em São Paulo e na região metropolitana as rajadas de vento variem entre 70 km/h e 80 km/h, com chances de picos isolados que podem ultrapassar os 100 km/h, principalmente nas áreas costeiras. No trecho que liga Florianópolis, em Santa Catarina, à São João da Barra, no Rio de Janeiro, os ventos podem alcançar 75 km/h.
O sistema meteorológico iniciou sua formação na segunda-feira (27.jul.2025) sobre o território gaúcho, provocando chuvas na região. Com seu avanço em direção ao Oceano Atlântico, o fenômeno evoluiu plenamente como ciclone extratropical.
LEIA TAMBÉM:
● Brasil destina recursos para empresas exportadoras impactadas por aumento de impostos
● Trump anuncia tarifas recíprocas de 10% a 41% sobre diversos países
● Deputado é afastado do PL afirma não ter sido comunicado pelo partido
As áreas mais afetadas abrangem o litoral paulista, o leste de Santa Catarina e o Paraná. Em São Paulo, o Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e Região Metropolitana, Vale do Paraíba e toda a Litoral Paulista estão na trajetória dos ventos intensos.
A Defesa Civil de São Paulo comunicou, no domingo (27.jul.2025), sobre os perigos decorrentes das intensas rajadas de vento. A instituição ressalta a chance de desabamentos, queda de árvores e sinalização, além de interrupções no abastecimento de energia elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360