Tempestades intensas com tornados impactaram a área central dos EUA na última sexta-feira (16), resultando em pelo menos 21 mortes, em Missouri e no sudoeste do Kentucky. Vários outros estados também estão em alerta para tempestades severas, decorrentes de uma onda de calor histórica no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos registram o ápice da temporada de tornados. O clima severo no condado de Laurel, Kentucky, causou 14 mortes. St. Louis, em Missouri, enfrentou destruição generalizada e sete fatalidades.
Adicionalmente, diversos tornados de grande magnitude também foram detectados em Illinois e Indiana.
LEIA TAMBÉM!
Tempestades causaram danos a residências e interrupções no fornecimento de energia no Centro-Oeste e Grandes Lagos.
Mais de 660 mil residências e empresas em doze estados enfrentavam falta de energia elétrica até a manhã de sábado (17), com Missouri e Kentucky entre as áreas mais impactadas, conforme dados do Poweroutage.us.
Toda essa sequência de eventos integra uma série de condições climáticas intensas, podendo persistir até o começo da próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À medida que os tornados mortais no Missouri e no Kentucky perdem intensidade, uma nova onda de tempestades severas deve atingir a região próxima à fronteira com o México, colocando mais de 20 milhões de americanos no sudoeste do país em risco.
Os efeitos em Kentucky.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, declarou em redes sociais neste sábado (17) que pelo menos 14 pessoas faleceram, mas antecipa que o número poderá aumentar com mais informações. Solicitou orações pelas famílias afetadas.
Na manhã seguinte, o porta-voz do xerife do Condado de Laurel, o deputado Gilbert Acciardo, informou sobre nove mortes decorrentes de um suposto tornado no sudeste do Kentucky. Vídeos exibiram equipes de resgate chegando à área de Sunshine Hills, uma região desértica com veículos destruídos, árvores tombadas e montes de destroços.
A Prefeitura de London, no Kentucky, informou também óbitos, conforme reportado pela CNN através da emissora WKYT. A cidade de London está localizada a aproximadamente 120 quilômetros ao sul de Lexington, no Condado de Laurel.
“Nunca testemunhei algo tão grave como o que observei nesta noite”, declarou Weddle à WKYT.
A CNN contatou as autoridades de emergência para confirmar o número de vítimas.
O Serviço Nacional de Meteorologia registrou um tornado “grande e extremamente perigoso”, confirmado por radar, que atingiu o sul do Kentucky após a meia-noite.
Vídeos e fotografias do sudeste de Kentucky revelam um trajeto de devastação que iniciou no Condado de Pulaski, estendendo-se para o leste em direção ao Condado de Laurel.
O Tribunal Fiscal do Condado de Laurel divulgou vídeos que mostravam os danos generalizados a edifícios, veículos, árvores e infraestrutura após o tornado.
A polícia de Corbin, no sul de London, estava atendendo chamados de socorro relativos às vítimas do tornado e descreveu a destruição como catastrófica.
O departamento escreveu: “Pensem e roguem pelos moradores do Condado de Laurel e pelas vítimas do tornado que atingiu a região”.
A cidade de Somerset, localizada no Condado de Pulaski, a oeste de London, sofreu grandes prejuízos, levando as autoridades a solicitar que os moradores ficassem em casa.
O Corpo de Bombeiros de Somerset informou, por volta das 23h de sexta-feira (16), que o lado sul da cidade foi atingido por um possível tornado. O perfil alertou para evitar a área, pois postes e linhas de energia estão caídos.
O juiz executivo do Condado de Pulaski, Marshall Todd, declarou estado de emergência, informou o porta-voz do condado, John Alexander, à CNN, e equipes estão trabalhando nos esforços de limpeza.
Danos às propriedades
Uma tempestade causou um tornado destrutivo na área de St. Louis, em Kentucky, na sexta-feira (16), resultando em pelo menos sete mortos e diversos feridos, de acordo com informações de autoridades locais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitia um aviso sobre um “tornado muito perigoso” se aproximando da área.
Não ficou claro o número exato de feridos na região. Quinze pacientes foram encaminhados ao Hospital Infantil de St. Louis, enquanto o Hospital Barnes-Jewish recebeu entre 20 e 30 feridos na tempestade, informou a porta-voz do hospital, Laura High, à imprensa.
A CNN contatou os hospitais para comunicar o número de vítimas e seu estado de saúde.
“São realmente muitos danos”, declarou a prefeita de St. Louis, Cara Spencer. Vários edifícios desabaram e muitos telhados estão danificados como consequência da tempestade.
O chefe dos bombeiros de St. Louis, Dennis Jenkerson, informou que a tempestade destruiu todas as janelas do quartel, além de danificar aproximadamente 20 quarteirões.
Cerca de 500 socorristas estão trabalhando para realizar uma busca muito extensa em todos esses prédios durante a noite, afirmou Jenkerson. Este será um padrão de busca muito exaustivo e extenso neste momento.
O fato de algumas sirenes de alerta não terem disparado no momento em que o tornado atingiu a cidade será investigado, declarou Sarah Russell, comissária da agência de gerenciamento de emergências. A prioridade atual é garantir a segurança e o resgate da população, acrescentou Russell.
Mais de 200 quilômetros ao sul, no Condado de Scott, Missouri, outras duas pessoas faleceram durante as tempestades de sexta-feira (16), informou o xerife Derick Wheetley nas redes sociais.
Diversas outras pessoas foram encaminhadas para hospitais, com lesões que iam de leves a graves, informou o xerife.
O tornado se moveu da zona leste do condado, causando destruição total, com inúmeras casas demolidas e regiões irreconhecíveis.
Tempestades intensas continuam previstas para os próximos dias.
À medida que as tempestades e tornados que afetaram o Missouri e o Kentucky diminuem em intensidade e se deslocam para o sudeste, outra onda de destruição ameaça as Grandes Planícies e o Texas.
Tempestades severas de níveis três a cinco impactarão a área metropolitana de Dallas-Fort Worth no sábado à noite (17), trazendo chuva forte, ventos fortes e risco de tornados.
Novas ondas de tempestades e tornados, com duração de vários dias, se estenderão até terça-feira (20) nas Grandes Planícies e no baixo Vale do Rio Mississippi.
As Planícies manterão sendo o principal foco de tempo severo também no domingo (18) e na segunda-feira (19), com chance de tempestades destrutivas em grande parte de Oklahoma e Kansas. Já a ameaça de tempestades severas retornará a áreas do Vale do Mississippi na terça-feira (20).
Fonte: CNN Brasil