Tempestades provocadas por ciclones causam clima imprevisível no Sul e Sudeste
Ventos atingiram velocidades de 90 quilômetros por hora no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Um ciclone formado no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável nos três estados da região nesta segunda-feira (28), com pancadas de chuva de intensidade moderada. Foram registrados ventos fortes, com rajadas entre 50 e 70 quilômetros por hora (km/h) no Rio Grande do Sul. No leste gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, os ventos atingiram 90 km/h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ciclone impactou a Região Sudeste. Na manhã de hoje, houve chuva e ventos intensos em São Paulo, com o registro de uma árvore caindo sobre um automóvel na zona Leste da capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja, que sinaliza risco, para ventos fortes entre 60 e 100 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. As advertências permanecem válidas até o final do dia de hoje.
LEIA TAMBÉM:
● Primeiro-ministro francês critica acordo comercial entre UE e EUA
● Filho admite ter assassinado sua mãe em decorrência de uma briga causada por dívidas de jogo
● Lucro da Textor diminui 24% no período
Ainda há um aviso laranja para ventos costeiros, abrangendo a área litorânea do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. O aviso permanecerá em vigor até o final da terça-feira (29). Devido às áreas de instabilidade, o Inmet aponta a possibilidade de ocorrência de chuva com granizo, principalmente em regiões serranas.
Previsão do tempo
Em São Paulo, a partir de terça-feira, as temperaturas diminuem e variam entre 10 e 16 graus Celsius (°C). Na quarta-feira, o dia será mais frio, com mínima de 8 °C. No restante do estado e também no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo permanece estável e ensolarado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região Nordeste, há risco de temporais e chuva intensa na costa leste. No interior, o tempo segue estável com baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em áreas do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia. No Norte, esperam-se pancadas de chuva no Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. No Pará, Amapá e Tocantins, o tempo permanece claro e seco.
Na região Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, restritas ao Mato Grosso do Sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o tempo permanece estável, com sol e seco, e baixa umidade, variando entre 20% e 12% nos períodos mais quentes.
Com informações de Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional.
Fonte por: Brasil de Fato