Tensão Irã-Israel pode aumentar custos de fertilizantes no Brasil
De acordo com o Centro de Estudos da USP, o Irã é responsável pela produção de 8% da ureia global, componente chave para o desenvolvimento de culturas como milho e algodão.

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP (Universidade de São Paulo), declarou nesta 3ª feira (17.jun.2025) que o conflito entre Irã e Israel gera preocupações no setor agrícola brasileiro. Isso ocorre devido à possibilidade da escalada no Oriente Médio afetar a oferta global de fertilizantes e, os preços desses insumos no Brasil.
O Irã detém entre 7% e 8% de toda a produção mundial desse produto, volume considerado expressivo para o equilíbrio do mercado internacional, conforme o Cepea.
O Irã também é um dos maiores produtores mundiais de amônia anidra, matéria-prima para a fabricação de fertilizantes nitrogenados. Assim, variações na oferta desses produtos no mercado internacional impactam os custos de produção agrícola no Brasil.
Leia também:

Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República

‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais

5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Os produtores brasileiros mais suscetíveis a essa situação são aqueles que cultivam lavouras dependentes de ureia. As culturas de milho, algodão, arroz, café e cítricos necessitam desse tipo de fertilizante nitrogenado em seu ciclo produtivo, tornando-se as mais expostas a possíveis flutuações de preço e disponibilidade.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)