Tenuta Roletto: Erbaluce e Renascimento do Vinho Italiano

Vinícola tem Erbaluce como destaque: “Varietal renascido” revela Vinícola. Leia na Forbes Brasil.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tenuta Roletto: Uma História de Vinho e Tradição no Canavese

No coração do Canavese, na Itália, encontra-se a Tenuta Roletto, uma vinícola com raízes que remontam ao início do século XX. Originalmente, Giovanni Tinetti, um curtidor de couro, iniciou sua jornada no mundo do vinho, transformando alguns hectares de terra em uma operação que hoje combina viticultura e agroturismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A história da vinícola é contada por várias gerações, atualmente representada por Antonino Iuculano Mamao, marido de Domenica Roletto Zabella, neto do fundador. “Estamos cercados por colinas morênicas que formam um anfiteatro natural”, declara Mamao. “Aqui, o nosso principal varietal, o Erbaluce, cresce vigorosamente em um solo mineral e pedregoso, formado pelo recuo de uma geleira.

A combinação da acentuada mineralidade e da acidez dos terrenos se reflete no vinho, que se destaca pela sua frescura e facilidade de beber.”

LEIA TAMBÉM!

O Método Clássico

Em Tenuta Roletto, nasce o Método Clássico, uma técnica de produção de espumantes que valoriza a maturação sobre as borras. “Acreditamos muito nesse tipo de vinho, tanto que, a partir de 2020, construímos uma nova adega subterrânea para receber as borbulhas em fase de maturação,” explica Mamao.

O Erbaluce é uma uva que está vivendo um renascimento e que encontra sua plena expressão justamente com o Método Clássico. O produtor também destaca o vinho passito, que vem recebendo cada vez mais reconhecimento.

Rótulos de Erbaluce

Atualmente são produzidos três rótulos de Erbaluce di Caluso DOCG, espumante Método Clássico: o Gran Cuvée, rótulo de boas-vindas, com 24 meses de maturação sobre as borras; o Sessenta, expressão da evolução do Erbaluce sobre as borras, com 60 meses de maturação; e o Centoventi, que marca o início de um projeto iniciado com a safra 2011, com 120 meses de maturação sobre as borras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos Erbaluce, a Tenuta Roletto produz o Orangèe, método clássico rosé com 60 meses de maturação sobre as borras, feito com um blend de variedades tintas canavesanas.

Novas Propostas

No final de 2025, a Tenuta Roletto apresentará duas novas propostas: “O desejo de experimentar e inovar nunca falta. Por isso, com alguns novos vinhedos, quisemos ir além da produção de espumantes de Erbaluce. De destaque indiscutível, entram para a família Tenuta Roletto dois novos Método Clássico: o Pinot Nero millesimato 2021, com 36 meses sobre as borras, e o Gran Cuvée Rosé, com 24 meses de maturação sobre as borras.”

Sair da versão mobile