Terapias injetáveis para emagrecimento associadas a benefícios para a saúde mental, aponta estudo

Pesquisadores da Universidade de Berna indicam que fármacos como o Ozempic apresentam vantagens psicológicas.

13/05/2025 20h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, relatam que medicamentos injetáveis para emagrecimento, incluindo o Ozempic, promovem melhorias no humor e na qualidade de vida dos pacientes. Apresentaram uma metanálise sobre o assunto no Congresso Europeu sobre Obesidade em Málaga, na Espanha, que teve início no domingo (11.mai.2025). A íntegra (PDF – 668 KB) está disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os medicamentos avaliados são agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon, que promovem a diminuição da digestão e a redução do apetite. Dentre eles, encontra-se a semaglutida, vendida sob as marcas Ozempic ou Wegovy.

A investigação revelou que essas injeções são seguras e eficazes, inclusive para adultos que empregam antipsicóticos ou antidepressivos no tratamento de transtornos mentais graves. Os cientistas não identificaram relação com agravamento da saúde mental, nem com aumento do risco de desenvolvimento de novas doenças mentais ou internações psiquiátricas.

LEIA TAMBÉM:

Três estudos indicaram uma melhora no bem-estar mental e na qualidade de vida de indivíduos com esquizofrenia, transtorno depressivo maior e transtorno afetivo bipolar.

A pesquisa afirma que alguns estudos apontaram uma relação positiva entre a melhora dos parâmetros metabólicos, o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores apontaram que indivíduos com doenças mentais graves apresentam, em média, 20 anos de menor expectativa de vida em comparação com a população em geral, frequentemente por conta de condições evitáveis, como diabetes.

Apesar disso, os especialistas recomendam que as injeções para perda de peso sejam utilizadas somente com prescrição médica e em associação com orientação médica.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.