Terremoto na Rússia poderá se propagar para a América do Sul? Países emitem alertas para tsunamis

Colômbia, Peru, Equador e Chile, na região do Pacífico, estão sujeitos a ondas fortes nesta quarta-feira.

30/07/2025 11h13

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ecuadorian Navy personnel receive tourists who were aboard boats and were evacuated due to a tsunami warning in Puerto Ayora, Santa Cruz Island, Galapagos, Ecuador, on July 30, 2025. Ecuador ordered on Tuesday the preventive evacuation of beaches, docks, and low-lying areas in the tourist Galapagos Islands, 1,000 km from the mainland, due to a tsunami warning following the 8.8 magnitude earthquake off the east coast of Russia, the Risk Secretariat reported. (Photo by Carlos Villalba / AFP)

Um terremoto de magnitude 8.8, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (30), na região russa de Kamchatka, uma península localizada no Extremo Oriente da Rússia e ao norte do Japão, causou alerta em diversos países do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tremor provocou ondas de tsunami de até quatro metros de altura, que podem se propagar por toda a costa litorânea do Japão, Alasca, Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos, México e países da América do Sul localizados na bacia do Pacífico, como Colômbia, Peru, Equador e Chile. Não existe, contudo, aviso sobre ocorrência de novos terremotos.

Colômbia

A Colômbia determinou a evacuação de praias e áreas costeiras na região do Pacífico. A Unidade Nacional para la Gestión del Riesgo de Desastres (UNGRD) comunicou que “se esperan corrientes fuertes y olas de tsunami en la costa del Pacífico” en las provincias de Nariño (sudoeste) y Chocó (noroeste). Las autoridades solicitaron a la población que se dirija a “lugares altos y alejados de la costa”.

LEIA TAMBÉM:

Os departamentos de Cauca e Valle do Cauca, no sudoeste da Colômbia, encontram-se em estado de alerta. A UNGRD estabelece que todas as áreas com acesso ao Pacífico terão restrições no tráfego marítimo.

Equador

Na Equador, em razão do alerta de tsunami, as operações nas Ilhas Galápagos foram interrompidas. As autoridades também ordenaram a evacuação preventiva de praias, portos e áreas de baixa altitude nas ilhas, localizadas a mil quilômetros do continente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Instituto Oceanográfico Naval (Inocar) aponta que uma onda com altura de até 1,4 metro, em relação à maré, pode impactar as Ilhas Galápagos, em particular Santa Cruz e San Cristóbal, entre as 8h48 e as 9h11, horário local, nesta quarta-feira.

O órgão aponta que tsunamis costeiros com altura entre 0,3 e 1 metro podem gerar correntes intensas em portos e constituir perigo para banhistas e embarcações amarradas. Os efeitos das inundações dependem das características da região litorânea, incluindo o formato do fundo do mar e o nível do solo.

O Comitê de Operações de Emergência (COE) de San Cristóbal foi acionado para monitorar o alerta. Em Santa Elena, o COE Provincial suspendeu as atividades marítimas e as aulas em escolas públicas e privadas da península. Na costa continental, o nível de observação permanece, pois o risco de impacto é, por ora, considerado baixo.

Peru

A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru emitiu alerta de tsunami para a costa nacional, logo após o terremoto na Rússia. Previsão de ondas com altura entre 0,30 e 1 metro acima do nível do mar.

O fenômeno poderá se propagar progressivamente pela costa norte do Peru, chegando ao extremo sul do país. Em Callao, se prevê que La Punta apresente variações no nível do mar, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

As autoridades peruanas anunciaram que o monitoramento marítimo será contínuo e solicitaram à população que acompanhe somente os canais oficiais.

Chile

Na Chile, o presidente Gabriel Boric declarou, por meio de suas redes sociais, um alerta de tsunami para toda a costa do país nesta quarta-feira. Boric solicitou à população que conserve a calma e siga as instruções das autoridades.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) divulgou um alerta de “tsunami de terremoto de longo alcance” para as regiões de Atacama, Coquimbo e Valparaíso, devido à chance de ondas impactarem a costa.

Também foi declarado “estado de precaução” para as regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá, Antofagasta, O’Higgins, Maule, Coquimbo, Biobío, La Araucanía, Los Ríos, Los Lagos, Aysén e Magallanes. Como medida preventiva, o Ministério da Educação suspendeu as aulas nas comunidades costeiras desde Arica e Parinacota até Los Lagos.

México

O Centro de Alerta de Tsunamis (CAT) do Ministério da Marinha do México (Semar) também emitiu um boletim de alerta de tsunami para a costa mexicana.

A entidade comunicou que, ainda que modestas, as ondas podem gerar correntes intensas nas acessos aos portos, razão pela qual a população deve manter-se distante das praias até a revogação do aviso.

A Coordenação Nacional de Proteção Civil intensificou a recomendação de atenção nas atividades nos portos e para embarcações de pequeno porte. As ondas devem impactar áreas como Ensenada, Punta Abreojos, Cabo San Lucas, Mazatlán, Puerto Vallarta, Manzanillo, San Blas, Lázaro Cárdenas, Acapulco, Salina Cruz e Puerto Madero.

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.