O diretor executivo da Tesla, Elon Musk, anunciou na segunda-feira (28.jul.2025) um acordo de US$ 16,5 bilhões com a empresa sul-coreana Samsung, que fabricará chips de inteligência artificial personalizados nos próximos 8 anos. O contrato inclui a produção do chip AI6 na nova fábrica da empresa em Taylor, no Texas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O chip IA6 será empregado em sistemas de direção autônoma, robôs humanoides e data centers da Tesla. Musk declarou que sua empresa auxiliará na otimização do processo de produção e que ele próprio supervisionará a linha de montagem. “A importância estratégica disso é difícil de exagerar”, escreveu Musk em seu perfil do X (ex-Twitter).
A colaboração surge em um momento oportuno para ambas as empresas. A Samsung busca reverter perdas no setor de fabricação de chips e conquistar novos clientes, ao mesmo tempo em que a Tesla procura diminuir sua dependência de fornecedores como a Nvidia. Atualmente, a Samsung já produz os chips AI4 da Tesla, enquanto a TSMC deverá fabricar o AI5, inicialmente em Taiwan e posteriormente no Arizona.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com informações da CNN, o anúncio elevou as ações da Samsung em até 6,8% e as da Tesla em 1,9%. Especialistas indicam que o acordo pode tornar a fábrica de Taylor viável e fortalecer a Samsung na disputa por chips de IA, um mercado atualmente liderado pela TSMC, com 67% de participação.
A Samsung ainda não divulgou a data precisa para o início da produção em larga escala do chip AI6. Espera-se que o AI5 inicie sua produção no final de 2026, com o AI6 previsto em seguida.
Fonte por: Poder 360
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE