Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Teste de perda olfativa antecipa diagnóstico de demência

Teste de perda olfativa antecipa diagnóstico de demência

O especialista em otorrinolaringologia, Márcio Nakanishi, defende que o olfato pode ser mais utilizado na área médica.

Por: Redação ZéNewsAi

15/06/2025 6:07

6 min de leitura

Dr. Márcio Nakanishi, Otorinoteste concedeu entrevista ao Poder3...
▼

A incorporação de exames de avaliação do olfato nos sistemas de saúde poderia auxiliar no diagnóstico precoce de doenças degenerativas e reduzir os custos de tratamento para o setor público. A afirmação é do otorrinolaringologista e professor universitário Márcio Nakanishi.

O especialista, em entrevista ao Poder360, declara que o olfato, em conjunto com outros elementos, pode ser um biomarcador significativo para o diagnóstico precoce da demência. “Ele pode prever o risco de uma pessoa saudável com antecedência de 5 a 10 anos”, afirmou.

Formulário de cadastro

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Uma das sugestões do especialista é a realização em larga escala de testes atuais para aumentar a identificação da perda olfatória e prever diagnósticos de demência no sistema de saúde brasileiro.

O Hospital Universitário de Brasília, denominado HUB-UnB, é o primeiro hospital público do país a implementar o uso de um medidor digitalizado: o DSD (Dispositivo de Fragrância Digital).

Nakanishi colaborou na construção do dispositivo. Em 2022, um dos estudos que liderou resultou no desenvolvimento do tablet portátil que permite medir o olfato do paciente. O produto foi desenvolvido pela startup Noar com o propósito de mensurar eventuais perdas causadas pelo vírus da Covid-19.

Assista à entrevista completa (36min3s):

A inteligência artificial está se tornando cada vez mais sofisticada, com modelos de linguagem capazes de gerar textos complexos e coerentes. No entanto, ainda existem desafios significativos em relação à sua capacidade de compreender o mundo real e de raciocinar de forma independente. A pesquisa nessa área busca desenvolver sistemas que possam aprender com dados, adaptar-se a novas situações e tomar decisões com base em informações context

Funcionamento e resultados.

Para avaliar sua capacidade olfativa com o DSD, o paciente responde a 40 questões de múltipla escolha. Após identificar o odor emitido pelo dispositivo, ele indica no próprio aparelho ou em smartphone qual o aroma. A avaliação leva aproximadamente 12 minutos e o equipamento permite até 100 testes com um único refil.

A partir de 2023, com o lançamento no mercado comercial, o uso do dispositivo se desenvolveu. Atualmente, o produto está associado a um banco de dados que registra em tempo real os resultados de todos os testes executados.

Nakanishi argumenta que o procedimento, somado ao alcance do SUS (Sistema Único de Saúde), poderia tornar o sistema de saúde mais pragmático. “O SUS é amplo, mas ele carece de duas coisas: qualidade e eficiência. O DSD consegue trazer qualidade na atenção primária, porque ele é barato do ponto de vista do que ele entrega”.

Para o especialista, o cenário do envelhecimento populacional no Brasil demanda políticas públicas mais eficazes. “Temos duas décadas para nos preparar”, afirmou.

Perda do olfato e demência.

A perda do olfato está relacionada ao diagnóstico precoce de demência devido a explicações anatômicas.

Diferentemente dos demais sentidos, o olfato não atravessa o tálamo – uma espécie de centro que organiza e distribui as informações no cérebro. O odor vai diretamente ao sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais que regulam a emoção, a memória e o comportamento. “Esses são os fatores cruciais afetados pela demência”, afirma Nakanishi.

O especialista em otorrinolaringologia ressalta que a demência é uma síndrome marcada pelo declínio da função cognitiva. Habilidades como memória, raciocínio e planejamento são afetadas de maneira irreversível. Atualmente, não existem métodos para restaurar as células cerebrais danificadas por doenças degenerativas.

De acordo com Nakanishi, as proteínas que causam o Alzheimer se acumulam na área do córtex olfativo. Assim, a perda do olfato é observada antes do paciente apresentar a demência.

Risco de falecimento.

Um estudo publicado na revista acadêmica JAMA (The Journal of the American Medical Association) em abril de 2025 aponta para uma relação entre a perda olfativa e a mortalidade em idosos. Acesso ao estudo em inglês.

O estudo faz parte de um censo longitudinal que acompanhou 2.524 moradores de uma ilha na Suécia, entre 2001 e 2013. Todos os indivíduos participantes tinham idade entre 60 e 99 anos na primeira avaliação de dados.

Indivíduos com menos de 78 anos foram entrevistados a cada seis anos. Pessoas com mais de 78 anos foram convocadas a cada três anos.

Durante os exames clínicos, os pesquisadores avaliaram a capacidade olfatória dos idosos através do teste denominado “Sniffin’ Sticks”. Os participantes recebiam 16 canetas com odores distintos e precisavam identificar livremente o aroma de cada bastão. Caso não conseguissem, escolhiam entre quatro opções apresentadas por escrito.

Uma resposta errada no teste de identificação de odores está associada a um aumento de 6% no risco de morte nos próximos 6 anos e 5% em 12 anos. Essa proporção se aplica a todas as causas de morte consideradas no estudo, abrangendo doenças degenerativas, câncer, mortes cardiovasculares e respiratórias.

A análise de casos de óbitos causados exclusivamente por doenças neurodegenerativas revelou que uma resposta inadequada representava um risco de mortalidade de 28% nos seis anos subsequentes e 19% nos doze anos seguintes.

O Brasil enfrenta um crescente desafio com o aumento da prevalência da demência, caracterizada por um declínio progressivo das funções cognitivas que afetam a vida diária das pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, o país contava com 1,8 milhão de pessoas que viviam com demência.

De acordo com o Ministério, o número de casos mais do que triplicará até 2050. A projeção é de 5,7 milhões de diagnósticos.

Os valores foram obtidos com base nas projeções do Estudo Carga Global de Doença, ou GBD. Os dados constam no Relatório Nacional sobre a Demência, publicado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2024. Consulte a versão completa (PDF – 5 MB).

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), publicada na revista The Lancet Global Health em outubro do ano passado, indica que 54% dos casos de demência na América Latina poderiam ter sido evitados. A íntegra da pesquisa está disponível em inglês (PDF – 704 kB).

A pesquisa avalia 12 fatores de risco para a população do continente sul-americano:

Em agosto de 2024, a comissão de demência da revista The Lancet adicionou dois fatores modificáveis para a população geral: colesterol elevado e perda de visão não corrigida. O link para assinantes está disponível aqui.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
demênciadiagnóstico precoceperda olfatóriasistema límbicoteste olfativo
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Eliseu Caetano

Estados Unidos e Ucrânia buscam diálogo em Miami: avanços cautelosos na guerra

22/12/2025 8:51 | 2 min de leitura

● China Aumenta Pressão com Tarifas sobre Laticínios e Carne da UE em Retaliação!

22/12/2025 8:59 | 1 min de leitura

● STF Suspende Dispositivo Perigoso que Ameaçava Retomar Orçamento Secreto!

22/12/2025 7:54 | 1 min de leitura

● China denuncia "apreensão arbitrária" do navio Bella 1 nos Açores e apoia Venezuela

22/12/2025 9:15 | 1 min de leitura

● James Ransone, Estrela de "The Wire" e "It", Falece aos 46 Anos – Detalhes Chocantes!

22/12/2025 7:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!