Tim Cook afirma que a Apple vai lançar uma ‘revolucionária’ Inteligência Artificial geradora em 2024

O chefe executivo promete melhorar o funcionamento do serviço no Mac e adicionar recursos que ajudem na produtividade e resolução de problemas.

03/06/2024 10h29

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Apple informou que irá revelar seus planos para a inteligência artificial (IA) generativa em 2024. O próprio CEO da empresa, Tim Cook, confirmou isso durante uma conferência com investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o executivo, a marca vê “um potencial incrivelmente revolucionário” para essa tecnologia e está “atualmente investindo de forma significativa” na área. “Acreditamos que ela vai desbloquear oportunidades transformadoras para usuários quando o assunto é produtividade, resolução de problemas e mais”, detalha Cook.

O CEO não explicou exatamente qual será a ferramenta de comunicação desenvolvida pela empresa, nem em quais áreas específicas ela será utilizada, como por exemplo, se será um chatbot independente ou um serviço integrado ao Siri ou ao Safari.

LEIA TAMBÉM:

No entanto, ele afirma que a empresa já utiliza recursos de IA em seus serviços e produtos. Ele só compartilhará mais detalhes sobre isso quando tiver oportunidade.

Tim Cook acredita que a inteligência artificial tem um grande potencial para o Mac.

De acordo com Cook, os computadores Mac com chips da Apple são ideais para executar essas tecnologias. Ele afirma que qualquer Mac com um chip de silício da Apple é extremamente poderoso em inteligência artificial. Na verdade, não há nenhum computador melhor para IA atualmente disponível no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple confirmou que estava desenvolvendo uma IA generativa própria no estilo do ChatGPT em setembro de 2023. O período é considerado tardio, já que naquele período rivais como Microsoft (com o Copilot) e Google (responsável pelo Gemini) já estavam presentes no setor.

A empresa já investiu mais de R$ 100 bilhões em IA geradora e já criou um protótipo de produto. É o Ask, um chatbot que auxilia os funcionários durante o atendimento ao cliente em situações de assistência técnica.

Além disso, a marca teria redirecionado recursos devido aos esforços em IA generativa. A Apple teria cancelado um projeto de carro elétrico de dez anos, remanejando funcionários e verba para o novo setor.

A expectativa de revelação da IA generativa ou ao menos do detalhamento dos planos está na conferência de abertura da WWDC 2024. O evento anual da Apple, que acontece no começo de junho, costuma ser voltado para desenvolvedores e focar em sistemas operacionais ou serviço, sendo uma oportunidade ideal para falar sobre a nova ferramenta.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.