Torcida do Palestino comete gesto racista em partida contra o Cruzeiro
O incidente ocorreu na quarta-feira, 14, em decorrência de um confronto entre as equipes pela Copa Sul-Americana.

O Cruzeiro derrotou o Palestino na quarta-feira (14) por 2 a 1, no Mineirão, em partida válida pela 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Um incidente, no entanto, chamou a atenção dos torcedores, com um seguidor do Cruzeiro denunciando gestos racistas proferidos por uma torcedora do Palestino contra os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O torcedor do Cruzeiro registrou o fato e publicou o vídeo em suas redes sociais. Na gravação, observa-se uma mulher batendo os braços no peito, imitando um macaco em direção à torcida do clube mineiro. Em seguida, é contida por um homem que estava ao seu lado.
A ocorrência ocorreu em um dos camarotes do Mineirã, destinado à delegação, familiares e pessoas vinculadas ao clube chileno.
LEIA TAMBÉM:
● Cruzeiro x Palestino: confira as formações para a partida da Conmebol Sul-Americana
● Cruzeiro conquista vitória sobre Palestino após eliminação na Sul-Americana, com gol de Gabigol
● Gabigol posta fotos com irmã de Neymar
Outras pessoas envolvidas
Daniel Camargos, também presente na gravação, declarou que outras pessoas vistas no vídeo realizaram gestos racistas. Entre elas, o homem de cabelos brancos, identificado como Fernando Aguad, ex-presidente do Palestino e atual diretor do clube.
Outro torcedor mais jovem e o homem de óculos que aparece à esquerda da gravação também foram acusados de injúria racial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o relato, os seguranças do estádio apenas removeram os envolvidos da arquibancada e os conduziram para o camarote em que se encontravam.
Confira a declaração oficial do MineirãO sobre o incidente.
O Cruzeiro lamenta e condena qualquer ato de racismo ou ofensa racial que venha a ocorrer em seu estádio. Caso um incidente esteja sob seu conhecimento, o Cruzeiro busca oferecer apoio, acolhimento, direcionamento e acompanhamento às vítimas.
O estádio possui mais de 400 câmeras de vigilância e está à disposição das autoridades policiais para auxiliar nas investigações.
Com o apoio dos clubes e de órgãos públicos, o Mineirão realiza constantemente campanhas educativas com o torcedor, tanto nos dias de jogos, em seus telões e sistema de som, quanto em suas redes sociais. O Mineirão ressalta que é importante que as denúncias ocorram para que os responsáveis sejam punidos.
Mais confusão no Mineirão
A direção do Palestino também se envolveu em mais incidentes de confusão durante a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro. Integrantes da equipe foram vistos arremessando latas e objetos em direção aos torcedores do Cruzeiro nas arquibancadas.
O incidente teve início após um dos gols do time mineiro. Os chilenos, localizados em um camarote, direcionaram seus olhares para torcedores cruzeirenses presentes no piso inferior.
Cruzeiro venceu por 2 a 1 o Palestino.
O Cruzeiro derrotou o Palestino por 2 a 1. O time chileno teve a iniciativa ao marcar com Ariel Martínez, aos sete minutos, mas a equipe de Leonardo Jardim reverteu o resultado com gols de Yannick Bolasie e Gabigol, durante a segunda etapa.
Já eliminado, o time celeste alcançou quatro pontos e atualmente figura na terceira posição do Grupo E. O Palestino encerrou sua trajetória nos nove pontos, assegurando a segunda posição e a vaga nos playoffs.
Fonte: CNN Brasil