Transferências instantâneas avançam 52% em relação a 2023 e continuam sendo a forma de pagamento mais popular

Os dados foram compilados pela Febraban com base em informações do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

15/05/2025 15:25

1 min de leitura

Transferências instantâneas avançam 52% em relação a 2023 e continuam sendo a forma de pagamento mais popular
(Imagem de reprodução da internet).

Em 2024, os brasileiros efetuaram 63,8 bilhões de transações por meio do Pix, representando um aumento de 52% em comparação com 2023, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Pix manteve-se como a forma de pagamento mais popular no Brasil, ultrapassando o volume de outras opções.

Cartões de crédito e débito, boletos, TED, cartões pré-pagos e cheques representaram 50,8 bilhões de transações.

Os dados foram compilados pela entidade a partir de informações do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Leia também:

O Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro ao oferecer uma ferramenta simples e segura de pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana, afirma o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. Sua crescente popularidade reflete a confiança dos brasileiros na tecnologia e sua importância no cotidiano do brasileiro.

O Pix superou as transações com TED em janeiro de 2021, passou a ser maior que o cartão de débito em um ano e, em fevereiro de 2022, ultrapassou o cartão de crédito. No ano passado, os bancos descontinuaram a oferta do DOC, um sistema de transferência antigo, que caiu em desuso com o Pix.

Em 2023, o cartão de crédito se destacou como o segundo método de pagamento mais utilizado, registrando 19,8 bilhões de transações. O pagamento por débito alcançou 16,7 bilhões de transações.

Em valor de transação, o Pix ficou em segundo lugar, com R$ 26,9 trilhões transacionados. O meio de pagamento com maior volume de operações foi a TED, com R$ 43,1 trilhões.

Pix por aproximação: veja como ativar o recurso no celular.

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)