Esportes

Três equipes do Distrito Federal avançam para a fase final da Superliga masculina de vôlei

No próximo domingo (4/5), Cruzeiro e Campinas se enfrentam em quadra no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para definir o campeão da Superliga masculina, às 10h. Dentre os atletas que participarão do confronto, três são do Distrito Federal e farão sua estreia em uma final da competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantador Matheus Brasília, com 28 anos e em sua primeira experiência no Cruzeiro, possui um histórico de quatro conquistas. Inicialmente, o atleta iniciou sua trajetória esportiva no Instituto Amigos do Vôlei, projeto social das ex-jogadoras Leila e Ricarda, desenvolvido no Serejinho e que evoluiu para o Centro de Iniciação Desportiva (CID) na cidade.

Foram realizadas nove temporadas na Superliga. Iniciou sua trajetória pelo Brasília Vôlei, com passagens também por São Bernardo, Maringá, São Judas, Sesi-SP, Uberlândia, São José e Cruzeiro.

Ao Metrôpoles, o atleta comentou sobre sua primeira final e as perspectivas para o duelo.

LEIA TAMBÉM!

Por ser sua primeira final, tem uma importância maior, é um momento bem especial da sua carreira e vem para coroar uma temporada muito positiva, onde disputou quatro finais já antes dessa. A Superliga tem muita relevância nacional e é uma referência, queremos fechar a temporada no topo com mais esse título.

Experiência

Do lado do Campinas, atual vice-campeão, estarão dois jogadores originários do Distrito Federal: o oposto Davy Moraes e o central Witallo Juan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Davy está no Brasil há quatro anos e retorna para jogar pelo Campinas. Apesar de não ter nascido no Distrito Federal, chegou à capital aos dois anos de idade e se radicou no Recanto das Emas, onde viveu sua infância e adolescência. Foi lá que iniciou a prática de vôlei, também através do CID.

Sua estreia no voleibol foi no Brasília Vôlei, posteriormente atuou no Minas, nas categorias de base. Também defendeu o Uberlândia e o time profissional do Minas, antes de se transferir para a Europa.

Em 2020/2021, conquistou o título de campeão alemão pelo Berlin Volleys, posteriormente atuou pelo Nantes, na França, e pelo Al Faisaly, da Arábia Saudita, antes de retornar ao país. Em entrevista à Metrôpoles, destacou a relevância dos projetos sociais para a formação de novos talentos no esporte.

“Sou um exemplo claro de como os projetos sociais podem identificar novos talentos no esporte, especialmente no vôlei, e sou muito grato por ele ter me revelado para o esporte, sabendo que ainda poderá revelar grandes nomes com potencial para o desenvolvimento do nosso esporte”, declarou o jogador.

Jovem promessa.

Wittalo Juan é o mais jovem de todos. Com 21 anos, ele apresenta sua melhor temporada, notadamente pelo desempenho nos bloqueios, habilidade que demonstra desde a base. O atleta é o nono melhor da liga nesse atributo.

Iniciou sua trajetória esportiva no Gama, possuindo também origens no CID. No âmbito profissional, disputou pelo Chapecoense e pelo Guarulhos, antes de se transferir para o Campinas, onde está em sua terceira temporada.

Resultados da final

O Cruzeiro, líder na primeira fase, entra nas finais com uma campanha quase perfeita, após vitórias contra Guarulhos e Praia Clube, com apenas uma derrota. Já o Campinas eliminou Joinville em três jogos e, posteriormente, venceu o Suzano sem perder nenhum set.

Esta é a segunda vez que as equipes se enfrentam em uma final. Na temporada 2015/2016, o Cruzeiro obteve vitória por três sets a um. Até a presente data, as equipes disputaram 20 partidas, com 13 triunfos do time mineiro e sete do Campinas, incluindo um resultado na atual temporada durante a primeira fase.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile