Tribunais podem impedir que companhias aéreas transportem animais de apoio emocional, determina o STJ

A ministra relatora alegou inexistência de regulamentação sobre a questão.

14/05/2025 19:55

1 min de leitura

Tribunais podem impedir que companhias aéreas transportem animais de apoio emocional, determina o STJ
(Imagem de reprodução da internet).

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que companhias aéreas não têm a obrigação de acomodar animais de suporte emocional em cabines de aeronaves em voos nacionais e internacionais.

A decisão foi tomada em sessão realizada nesta quarta-feira, 14, pela Quarta Turma do STJ. Os detalhes do caso não foram divulgados devido ao sigilo da Justiça.

Animais de apoio emocional são aqueles que oferecem suporte a indivíduos com deficiência ou transtornos mentais. De acordo com a decisão, e em virtude da ausência de legislação específica, as companhias aéreas podem negar o embarque de animais que não atendam aos padrões definidos pelas empresas, incluindo peso e altura.

Leia também:

A ministra Maria Isabel Galotti, relatora do caso, declarou que não é viável comparar o transporte de cães de suporte emocional e de cães-guia.

A ministra considera que o embarque de animais que não atendem aos padrões das companhias representa um risco à segurança dos voos e de outros passageiros.

Não se pode comparar cães de suporte emocional, que não são regulamentados no Brasil, com cães-guia, os quais passam por longo e rigoroso treinamento, conseguem controlar suas necessidades fisiológicas, têm identificação própria, a fim de dar suporte a pessoas com deficiência visual em conformidade com a lei.

Todos os membros concordaram com a decisão.

Fonte: Carta Capital

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)