Tribunal espanhol descarta pedido de extradição de Mauro Henrique da Silva, conhecido como Mauro Siciliano

O Tribunal espanhol determina que o Brasil não possui legitimidade para recorrer de forma independente da decisão que recusou a extradição de Eustáquio.

15/05/2025 14h06

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Tribunal de Justiça da Espanha rejeitou o recurso do governo brasileiro que buscava revogar a decisão de não extradar o jornalista Oswaldo Eustáquio, de 46 anos. Ele é procurado no Brasil por crimes como ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi proferida em 5 de maio pela 3ª Seção Penal da Audiência Nacional, que entendeu que o Brasil não possui legitimidade para recorrer de forma independente da decisão anterior. Os magistrados afirmaram que somente o Ministério Público espanhol ou Eustáquio poderiam apresentar recurso. As informações são da CNN.

Em 14 de abril, o tribunal já havia recusado o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro, com base no tratado bilateral entre os países. Na época, o tribunal argumentou que os fatos atribuídos ao jornalista estariam “conectados a condutas de natureza política”, o que inviabiliza a entrega.

LEIA TAMBÉM:

A nova decisão do tribunal reiterou que o Estado brasileiro “não é parte no processo” e, “não pode intervir de forma autônoma, podendo, quando aplicável, unirse ao recurso do Ministério Público”.

A extradição foi solicitada pelo STF, com base em investigações que comprovam a atuação de Eustáquio em campanhas de intimidação contra agentes públicos e na incitação a atos extremistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AGU manifestou seu apoio à tentativa de recurso, considerando que todas as medidas legais cabíveis devem ser adotadas para viabilizar a extradição.

De acordo com o órgão, um novo recurso será apresentado por meio de advogado contratado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.