Tribunal Supremo dos EUA anula decisão que restringia a deportação imediata
A ação autorizava imigrantes a permanecerem no território americano durante a conclusão do procedimento.

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu na segunda-feira (23.jun.2025) a decisão do juiz distrital Brian Murphy que determinava que o governo dos EUA concedesse aos imigrantes um prazo de 10 dias e a oportunidade de recorrer à Justiça antes de serem deportados. O resultado foi de 6 votos a 3. Segue a íntegra da decisão (PDF – 129 kB).
O governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) interpôs recurso contra a decisão de Murphy em 27 de maio, sustentando que o juiz exercia interferência na prerrogativa presidencial, ademais de “prejudicar esforços diplomáticos, de política externa e de segurança nacional sensíveis”.
A decisão anterior possibilitava que os imigrantes apresentassem documentos que comprovassem impedimentos de viagem para países que não são o seu de origem, como a ameaça de tortura e morte.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O governo Trump defende que o Departamento de Justiça não está obrigado a questionar indivíduos deportados sobre o temor de serem remetidos a um país específico, independentemente de possuírem ou não histórico criminal.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)