A Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu na segunda-feira (19.mai.2025) a revogação do status de proteção para 350 mil imigrantes venezuelanos. A ação está inserida na política migratória restritiva do governo de Donald Trump (Partido Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tribunal decidiu atender à solicitação do Departamento de Justiça para revogar a decisão do juiz Edward Chen, de São Francisco (Califórnia), que havia invalidado a determinação que estabelecia a proteção oferecida aos venezuelanos por meio do programa de TPS (Status de Proteção Temporária, em português).
O TPS é uma denominação de natureza humanitária, definida pela legislação dos Estados Unidos, destinada a países que lidam com conflitos armados, desastres naturais ou outros eventos trágicos.
LEIA TAMBÉM!
A generalização da criminalidade à população venezuelana com TPS é infundada e carrega um tom de racismo baseado em estereótipos falsos e generalizados.
Com o impasse, os advogados do Departamento de Justiça, então, levaram o caso à Suprema Corte. Segundo eles, o juiz distrital removeu o “controle” da política de imigração do país da Casa Branca.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, revogou inicialmente a extensão do programa e removeu os benefícios do TPS para venezuelanos incluídos em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi nomeada por Trump e segue a linha política migratória do chefe da Casa Branca. Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem como uma das principais promessas de campanha a remoção de imigrantes ilegais dos Estados Unidos.
Fonte: Poder 360