Trinta e dois clubes manifestam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos na gestão da presidência da CBF
Um comunicado foi divulgado contendo críticas às administrações da Confederação Brasileira de Futebol e propõe que o presidente da Federação Paulista de Futebol assumisse a liderança da CBF.

Vinte e oito clubes das Séries A e B emitiram um manifesto com críticas à gestão da CBF e declarando apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, à presidência da entidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração divulgada neste sábado (17) indica que “o futebol brasileiro precisa mudar de rumo. Sem concluir seus mandatos, nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF permaneceu no cargo. O futebol brasileiro não pode mais ser disputado nos tribunais”, afirmam os clubes.
São os signatários: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.
LEIA TAMBÉM:
● Samir Khauch obtém apoio de 22 entidades filiadas e propõe disputa pela presidência da CBF
● Atletas campeões do mundo avaliam negativamente a situação da CBF: “Inaceitável”
● Presidentes de clubes criticam a CBF e federações: “Não recebemos atenção”
há membros da LFU e da Libra. A carta é o resultado de uma reunião neste sábado entre os times que se sentiram desprestigiados na política de costura para a escolha do novo presidente. Além das federações, os clubes também votam na escolha do comandante da CBF.
Reinaldo Carneiro Bastos declarou sua intenção de concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Em seguida, os clubes emitiram declarações. De um total de 40 equipes das primeiras divisões, oito não se manifestaram: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Paysandu, Remo e Athletic-MG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, obteve o apoio de 22 federações, conforme apuração da CNN Brasil.
Após a determinação da Justiça do Rio de Janeiro, o interventor e vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, agendou a eleição para o dia 25 de maio. As chapas devem ser apresentadas até o dia 20 de maio. “Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada em apenas 24 horas uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. E mais, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro. Ora, mais uma vez o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes […] sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões.”
Além disso, no sábado, vários campeões mundiais responderam a uma publicação feita pelo ex-jogador Cafu que critica a crise na CBF.
Leia a anotação na íntegra.
O futebol brasileiro necessita de uma mudança de direção. Estamos sendo derrotados em todos os aspectos que não envolvem o jogo em si. Urge a presença de liderança, de determinação, de transparência, de respeito e, sobretudo, do protagonismo dos clubes.
Nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF concluiu seu mandato. O futebol brasileiro não pode mais ser disputado nos tribunais. Ele precisa retornar aos campos. E isso só ocorre com os clubes em ação.
Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada em apenas 24 horas uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. Adicionalmente, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro.
A questão, novamente, não se refere ao futebol. O jogo é outro: evitar que os clubes, aqueles que realmente levam milhões de brasileiros aos estádios, gerem as audiências, reúnam as famílias em torno das partidas, garantam a estabilidade profissional de milhares de atletas e profissionais, atraiam os bilhões de reais de marcas, investidores e veículos, e promovam a maior paixão deste país, sejam os protagonistas legítimos e verdadeiros das decisões.
Não há mudança sem ação. Por isso, neste momento, os Clubes brasileiros, já unidos na missão da criação da sua Liga, reunem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.
O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.
Os clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.
Fonte: CNN Brasil