Trump acusa Apple de tarifa de 25% para iPhones produzidos fora dos Estados Unidos

A transferência total da produção de smartphones da empresa para os Estados Unidos é uma antiga ambição do republicano.

23/05/2025 10h13

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Donald Trump ameaçou a empresa Apple com uma tarifa de 25% se os iPhones vendidos nos Estados Unidos não forem produzidos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há muito tempo, relatei a Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar. Se não for o caso, a Apple deverá pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos Estados Unidos. Agradecemos a atenção ao assunto.

Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Trump implementou tarifas aos principais parceiros dos Estados Unidos, em uma estratégia protecionista que impactou o comércio internacional.

LEIA TAMBÉM:

A alegação de tributar a Apple surge após ter anunciado, na semana passada, que a empresa deveria transferir a fabricação de seus smartphones para os Estados Unidos.

“Tive um pequeno problema com Tim Cook”, disse Trump no Catar durante uma viagem de vários dias pelo Golfo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu disse a Tim, nós tratamos você muito bem. Já faz anos que suportamos as fábricas que você construiu na China. Não queremos que você construa na Índia, mas aqui, e terão que aumentar sua produção nos Estados Unidos”, acrescentou o presidente.

Em sua apresentação dos resultados do primeiro trimestre, no início de maio, Cook afirmou que previa que a maioria dos iPhones vendidos nos Estados Unidos teria os EUA como país de origem.

Isso possibilitaria eliminar os impostos de 145% divulgados por Trump sobre produtos originários da China, principal local de fabricação dos iPhones.

Estados Unidos e China chegaram a um acordo com uma suspensão da guerra comercial por 90 dias, visando a discussão de novos acordos.

Fonte: Carta Capital

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.