Trump acusa Apple de tarifa de 25% para iPhones produzidos fora dos Estados Unidos
A transferência total da produção de smartphones da empresa para os Estados Unidos é uma antiga ambição do republicano.

O presidente Donald Trump ameaçou a empresa Apple com uma tarifa de 25% se os iPhones vendidos nos Estados Unidos não forem produzidos no país.
Há muito tempo, relatei a Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar. Se não for o caso, a Apple deverá pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos Estados Unidos. Agradecemos a atenção ao assunto.
Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Trump implementou tarifas aos principais parceiros dos Estados Unidos, em uma estratégia protecionista que impactou o comércio internacional.
Leia também:

Krugman: China deve vencer guerra comercial contra os EUA, diz vencedor do Nobel de Economia

Boletim Focus: mercado ajusta projeção do IPCA de 4,80% para 4,72% em 2025 e mantém 4,28% para 2026

Dubai se destaca como nova opção de investimento imobiliário, aponta especialista
A alegação de tributar a Apple surge após ter anunciado, na semana passada, que a empresa deveria transferir a fabricação de seus smartphones para os Estados Unidos.
“Tive um pequeno problema com Tim Cook”, disse Trump no Catar durante uma viagem de vários dias pelo Golfo.
“Eu disse a Tim, nós tratamos você muito bem. Já faz anos que suportamos as fábricas que você construiu na China. Não queremos que você construa na Índia, mas aqui, e terão que aumentar sua produção nos Estados Unidos”, acrescentou o presidente.
Em sua apresentação dos resultados do primeiro trimestre, no início de maio, Cook afirmou que previa que a maioria dos iPhones vendidos nos Estados Unidos teria os EUA como país de origem.
Isso possibilitaria eliminar os impostos de 145% divulgados por Trump sobre produtos originários da China, principal local de fabricação dos iPhones.
Estados Unidos e China chegaram a um acordo com uma suspensão da guerra comercial por 90 dias, visando a discussão de novos acordos.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)