Trump acusa presidente do Fed de ser “estúpido” por manter as taxas de juros sem mudança

Apesar da pressão do republicano, o banco central americano apontou que o crescimento dos Estados Unidos desacelerou no primeiro semestre de 2025, ainda…

1 min de leitura

Washington (United States), 27/06/2025.- US President Donald Trump holds a press briefing after Supreme Court ruling at the White House in Washington, DC, USA, 27 June 2025. Earlier in the day, the Supreme Court ruled in the Trump administration's favor to curb nationwide injunctions on the president's birthright citizenship order. EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

O presidente americano, Donald Trump, criticou o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, chamando-o de “estúpido” por manter as taxas de juros inalteradas em vez de reduzi-las, após a reunião do Banco Central dos Estados Unidos. “Jerome ‘Tarde Demais’ Powell fez isso de novo!”, escreveu Trump em sua rede Truth Social, usando o apelido depreciativo que costuma dirigir ao presidente do Fed. Ao anunciar sua decisão na quarta-feira, o Fed indicou que o crescimento dos Estados Unidos desacelerou no primeiro semestre de 2025, mas o mercado de trabalho permanece sólido, com uma taxa de desemprego baixa. No entanto, indicou que “a incerteza sobre o panorama da economia permanece alta” enquanto a inflação também está um tanto elevada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda estamos distantes de observar uma consolidação das condições, declarou Powell na quarta-feira, em um contexto de crescente incerteza em relação às perspectivas econômicas e inflacionárias, decorrente das tarifas que Trump implementará a partir da sexta-feira aos parceiros comerciais dos Estados Unidos. “Ele está atrasado demais e, na verdade, irritado demais, estúpido demais e político demais para ter o trabalho de presidente do Fed”, acrescentou Trump em sua mensagem.

Há meses, Trump critica Powell por suas decisões sobre as taxas de referência, o que tem alimentado especulações de que o presidente poderia demiti-lo ou pressionar sua renúncia antes do fim de seu mandato em maio de 2026. “Acredito que ter um banco central independente tem sido um arranjo institucional que serviu ao interesse público”, defendeu Powell diante dos jornalistas após a decisão do Fed.

LEIA TAMBÉM!

Com informações da AFP Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile