O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta terça-feira (22.jul.2025) que o ex-presidente Barack Obama (Partido Democrata) cometeu “traição” e orquestrou um “golpe de Estado” ao tentar reverter sua vitória nas eleições de 2016. “Obama foi pego”, disse o republicano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita na Sala Oval da Casa Branca durante o encontro com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. Na ocasião, Trump foi questionado por jornalistas sobre o relatório da diretora da Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, acerca de uma “conspiração traiçoeira” de Obama que vinculava a primeira eleição de Trump a uma interferência da Rússia em seu favor.
Obama tentava liderar um golpe, com Hillary Clinton, respondeu Trump. O atual presidente disse ainda que o ex-presidente Joe Biden, então vice de Obama, esteve envolvido no plano. Também incluiu a CIA e o FBI.
LEIA TAMBÉM!
Trump afirmou ter desistido de acusações contra Clinton, ex-secretária de Estado, após as eleições de 2016, mas que agora “é hora de seguir em frente com essas pessoas”. De acordo com o presidente, Obama era o “líder do grupo” e deve ser responsabilizado.
“O que fizeram com este país em 2016 e continuaram até 2020, quando as eleições começaram, eles tentaram fraudar a eleição e foram pegos, e isso deve ter consequências muito severas”, declarou Trump.
Em outubro de 2016, o governo Obama-Biden publicou um comunicado acusando a Rússia de tentar interferir nas eleições daquele ano, previstas para o mês seguinte. Um memorando do Departamento de Segurança Nacional e da Inteligência Nacional indicava que o Kremlin havia hackeado computadores do Partido Democrata e de outras organizações políticas. A alegação não mencionava Trump diretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação do governo Trump contra Obama
Em comunicado oficial divulgado na sexta-feira (18.jul.), Tulsi Gabbard afirmou possuir “evidências esmagadoras que mostram como, após o presidente Trump vencer a eleição de 2016 contra Hillary Clinton e os membros de seu gabinete de segurança nacional, o presidente Obama e seus colaboradores manipularam informações de inteligência para preparar o cenário para o que foi, em essência, um golpe de longa duração contra o presidente Trump”.
Após a divulgação da declaração de Gabbard, o presidente Donald Trump publicou uma série de postagens na rede social Truth Social. Em uma delas, de domingo (20.jul.), postou vídeo com imagens geradas por IA (Inteligência Artificial) onde Obama aparece ao lado de Trump na Casa Branca, sendo levado por agentes do FBI à prisão.
Fonte por: Poder 360