Trump afirma que os EUA estão perto de um acordo nuclear com o Irã

O presidente dos Estados Unidos declarou, durante uma visita ao Qatar, que Teerã concordou “de forma mais ou menos” com os termos apresentados.

15/05/2025 13h48

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou nesta quinta-feira (15.mai.2025) que o país está muito próximo de concluir um acordo nuclear com o Irã. As informações são da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Trump, Teerã já concordou “mais ou menos” com os termos. “Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz de longo prazo”, afirmou o republicano durante sua visita a Doha, no Qatar.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

Na ocasião, Trump explicou sua visão sobre as alternativas disponíveis. “Há duas etapas para fazer isso, há uma etapa muito, muito agradável e há uma etapa violenta, mas não quero fazer da segunda maneira”.

Os representantes dos dois países continuaram as conversas, majoritariamente em Omã. A última rodada ocorreu no último domingo (11 de maio), quando o governo Trump apresentou ao Irã uma proposta de acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma fonte iraniana com conhecimento das negociações afirmou que ainda há questões em aberto nas discussões. Não há informações sobre o momento exato em que o acordo será formalmente assinado, caso as negociações sejam bem-sucedidas.

O mercado reagiu às declarações do presidente norte-americano. Os preços do petróleo registraram queda de aproximadamente US$ 2 nesta quinta-feira (15.mai), refletindo expectativas de um possível alívio das sanções econômicas impostas ao Irã.

Acordo nuclear

Donald Trump intensificou a pressão sobre o programa nuclear do Irã desde seu primeiro mandato. Em 2018, anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano e implementou sanções que afetaram a economia do país.

O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico. Contudo, o país rompeu o acordo de 2015 ao enriquecer urânio em 60%, percentual próximo dos 90% utilizados para fins de armamento, segundo o órgão fiscalizador nuclear da ONU.

.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.