Trump afirma que os EUA estão perto de um acordo nuclear com o Irã

O presidente dos Estados Unidos declarou, durante uma visita ao Qatar, que Teerã concordou “de forma mais ou menos” com os termos apresentados.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou nesta quinta-feira (15.mai.2025) que o país está muito próximo de concluir um acordo nuclear com o Irã. As informações são da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Trump, Teerã já concordou “mais ou menos” com os termos. “Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz de longo prazo”, afirmou o republicano durante sua visita a Doha, no Qatar.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM!

Na ocasião, Trump explicou sua visão sobre as alternativas disponíveis. “Há duas etapas para fazer isso, há uma etapa muito, muito agradável e há uma etapa violenta, mas não quero fazer da segunda maneira”.

Os representantes dos dois países continuaram as conversas, majoritariamente em Omã. A última rodada ocorreu no último domingo (11 de maio), quando o governo Trump apresentou ao Irã uma proposta de acordo.

Uma fonte iraniana com conhecimento das negociações afirmou que ainda há questões em aberto nas discussões. Não há informações sobre o momento exato em que o acordo será formalmente assinado, caso as negociações sejam bem-sucedidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado reagiu às declarações do presidente norte-americano. Os preços do petróleo registraram queda de aproximadamente US$ 2 nesta quinta-feira (15.mai), refletindo expectativas de um possível alívio das sanções econômicas impostas ao Irã.

Acordo nuclear

Donald Trump intensificou a pressão sobre o programa nuclear do Irã desde seu primeiro mandato. Em 2018, anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano e implementou sanções que afetaram a economia do país.

O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico. Contudo, o país rompeu o acordo de 2015 ao enriquecer urânio em 60%, percentual próximo dos 90% utilizados para fins de armamento, segundo o órgão fiscalizador nuclear da ONU.

.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile