Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Trump afirma que responderá com retaliação qualquer represália do Brasil à tarifa elevada

Trump afirma que responderá com retaliação qualquer represália do Brasil à tarifa elevada

O decreto americano permite que o presidente norte-americano revise a tarifa adicional se o Brasil se alinhar aos Estados Unidos.

Por: Redação ZéNewsAi

30/07/2025 17:12

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O decreto do presidente Donald Trump (Partido Republicano) declara que qualquer contra-retória do Brasil será respondida com uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros. Adicionalmente, indica que poderá ser revista a tarifação caso o Brasil se alinhe de forma adequada com os Estados Unidos.

“Se o Governo do Brasil retaliar aumentando as tarifas alfandegárias sobre as exportações dos Estados Unidos, aumentarei a alíquota de imposto ad valorem estabelecida nesta ordem em um valor correspondente”, afirmou Trump no decreto. Seguem as íntegras do decreto e do comunicado em português e em inglês.

O republicano acrescenta que pode modificar o decreto para assegurar que a situação de emergência declarada no documento seja devidamente considerada. Se o Brasil adotar medidas que se ajustem “significativamente” aos Estados Unidos, a taxa alfandegária poderá ser revista.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

É improvável que isso ocorra devido ao caráter político da justificativa empregada por Trump para a imposição de tarifas, considerando as decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Caso o Governo do Brasil adote medidas significativas para lidar com a emergência nacional declarada nesta ordem e se alinhe suficientemente com os Estados Unidos em questões de segurança nacional, econômica e política externa descritas nesta ordem, posso modificar ainda mais esta ordem”, escreveu Trump.

De acordo com o Poder360, a avaliação do governo é que Trump não demonstrou interesse em ter uma conversa com Lula nos termos que o Palácio da Planície almeja. Isso implica limitar o foco do diálogo a questões comerciais, sem incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as grandes empresas de tecnologia ou a atuação de outros órgãos, como o Judiciário.

Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para acompanhar o Brasil e consultar, de forma contínua, quaisquer membros de alto escalão do governo brasileiro sobre o assunto.

O governo demonstrou maior otimismo nesta terça-feira (29.jul.2025) com a afirmação do Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick (Partido Republicano), de que produtos como café, cacau e manga poderiam ser isentos de tarifas por não serem cultivados em território norte-americano.

Apesar desses itens em particular não terem sido isentos da taxa adicional, mais de 600 outros produtos foram, incluindo laranja e suco de laranja.

A taxação é válida a partir de 6 de agosto, sete dias após a assinatura do decreto, e não na sexta-feira (1º de agosto). Certos produtos foram dispensados do tarifário, como suco de laranja, aeronaves civis e castanhas.

O comunicado afirma que o objetivo é responder às políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que representam uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.

O texto também menciona “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Resposta ponderada.

Apesar do tom defensivo — e eleitoral — de ministros petistas e do próprio Lula, que têm afirmado publicamente que haverá medidas recíprocas e que a soberania é inegociável, a resposta brasileira tende a ser mais contida. É mais provável que as reações ocorram de forma gradual, e não por meio de um contra-ataque imediato.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na terça-feira (29.jul), que o Brasil não deve prosseguir com as compras dos Estados Unidos, visto que estes não desejam ter relação comercial com os brasileiros.

Se confirmado e for implementado essas tarifas, medidas de reciprocidade serão, sim, tomadas, porque, já que eles não querem ter relação comercial com o Brasil, o Brasil também não precisa continuar comprando deles, pode comprar de outros países.

É improvável, contudo, que haja uma taxação linear aos EUA ou que seja na mesma proporção. O Itamaraty afirma, nos bastidores, que a prioridade atualmente é reabrir canais de negociação.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BolsonaroBrasilEstados UnidostarifasTrump
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Bússola

Flávio Bittencourt Revela: Crescimento Sem Investidores é Possível e Sustentável!

07/01/2026 17:04 | 3 min de leitura

● “Primo Rico” Investe R$ 1 Milhão em Bitcoin com Expectativa de Queda!

07/01/2026 16:55 | 2 min de leitura

● Pontas de Flecha Surpreendentes Revelam Segredos da Vida em Grupos Humanos na Argentina!

07/01/2026 16:58 | 2 min de leitura

● Micael dos Santos: Zagueiro Brasileiro Fortalece o Inter Miami CF em 2026!

07/01/2026 17:34 | 1 min de leitura

● STF Decide Destino do Banco Master: TCU Não Tem Competência!

07/01/2026 17:46 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!