Trump afirma que tarifas podem até eliminar imposto de renda nos EUA
27/04/2025 às 16h08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no domingo (27/4) que as tarifas recíprocas de importação, aplicadas a aproximadamente 180 países, podem diminuir, ou até mesmo eliminar totalmente o imposto de renda dos cidadãos americanos.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou: “Quando as tarifas entrarem em vigor, o imposto de renda de muitas pessoas será substancialmente reduzido, talvez completamente eliminado. O foco será nas pessoas que ganham menos de US$ 200 mil por ano”. O valor é mais de quatro vezes a renda pessoal média nos EUA, segundo dados de 2023.
O presidente dos EUA não detalhou como se dará tal redução da tarifa. Ele assegurou repetidamente que a tarifa aumentará a arrecadação do governo americano, o que, em tese, poderia permitir a redução ou o corte total do imposto.
Trump complementou que os impostos podem ainda ter um impacto positivo na geração de empregos. “Um número considerável de empregos já está sendo criado, com novas fábricas e instalações sendo construídas ou planejadas nos Estados Unidos”, declarou, na mesma publicação.
LEIA TAMBÉM:
● Aumento do limite do Microempreendedor? O que muda e o que dizem economistas
● Shein aumenta preços em até 377% antes da cobrança de tarifas
● Confiança da população britânica na economia atinge o nível mais baixo em quase meio século
Reação negativa
A declaração do presidente dos EUA pode ter como objetivo minimizar os efeitos negativos das tarifas sobre os consumidores americanos. Uma pesquisa da CBS, publicada no domingo, revelou que a aprovação da política econômica do republicano diminuiu de 51%, em março, para 42%, em abril. Adicionalmente, 69% das pessoas não acreditam que o governo está atuando o suficiente para diminuir os preços.
Fonte: Metrópoles