Trump Alerta sobre Intervenção EUA e Crise no Irã Ameaça Reação Contundente

Manifestações no Irã causam morte de sete e detenções em massa! Crise econômica impulsiona protestos e Trump alerta sobre possível reação dos EUA. Saiba mais!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Manifestações no Irã Levam à Morte de Mais de Sete Pessoas e Detenções em Massa

Após cinco dias de protestos em várias cidades do Irã, o número de vítimas fatais ultrapassou a marca de sete pessoas, segundo a organização de direitos humanos Hrana. Adicionalmente, 119 indivíduos foram detidos pelas autoridades. Os atos de manifestação são impulsionados pela crescente crise econômica que assola o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua preocupação e ameaçou uma possível reação dos EUA. Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump declarou que os Estados Unidos estão “prontos para agir” caso protestos pacíficos sejam suprimidos com o uso de violência e a perda de vidas.

O governo iraniano respondeu à ameaça, afirmando que qualquer interferência externa no país representaria uma “linha vermelha” a ser cruzada. Teerã prometeu uma resposta contundente em caso de intervenção externa.

LEIA TAMBÉM!

Atualização sobre os Protestos e Reações Internacionais

A Hrana informou que, além das mortes, pelo menos 33 pessoas ficaram feridas durante os protestos. As últimas vítimas faleceram na noite de quinta-feira, 1º, após um confronto em Azna, na província de Lorestan, em frente a uma delegacia de polícia.

Três pessoas, incluindo um adolescente, perderam a vida, e outras 17 ficaram feridas.

Agências de notícias iranianas ligadas à Guarda Revolucionária relataram que os manifestantes protagonizaram confrontos com a polícia, após terem atacado a sede da polícia e incendiado viaturas. Os protestos iniciaram-se no domingo, 28, em Teerã, mas se espalharam para outras cidades como Isfahan, Kerman, Kermanshah e Hamadan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise Econômica e Demandas dos Manifestantes

Os manifestantes expressam críticas à situação econômica do Irã, que enfrenta uma inflação anual de 42%, com a taxa de alta em dezembro ultrapassando os 52% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A desvalorização do rial, a moeda local, também é atribuída, em parte, ao programa nuclear iraniano.

Além das críticas à economia, os protestantes também exigem o fim do regime de ditadura e o retorno à monarquia.

Sair da versão mobile