Trump anuncia grande viagem à Ásia e pode se encontrar com Lula na Malásia

O presidente dos Estados Unidos revela uma ‘grande viagem’ à Malásia, Japão e Coreia do Sul, sua primeira visita à região desde o retorno ao governo.

23/10/2025 11:41

2 min de leitura

Trump anuncia grande viagem à Ásia e pode se encontrar com Lula na Malásia
(Imagem de reprodução da internet).

Viagem de Donald Trump à Ásia com foco na China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a iniciar uma viagem significativa à Ásia esta semana, com ênfase em uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping. Trump anunciou na quarta-feira (22) uma “grande viagem” à Malásia, Japão e Coreia do Sul, sendo esta sua primeira visita à região desde que reassumiu o governo e começou a implementar tarifas.

A Casa Branca divulgou poucos detalhes sobre a viagem, e Trump alertou que a reunião planejada com Xi na Coreia do Sul pode não ocorrer devido às tensões atuais. Apesar disso, ele expressou a expectativa de fechar um “bom” acordo com a China e encerrar a guerra comercial entre as duas nações.

Preparativos dos países anfitriões

Os países que receberão Trump estão se preparando para garantir os favores do presidente de 79 anos, buscando os melhores acordos possíveis em relação a tarifas e segurança. A primeira parada está agendada para a Malásia, onde ocorrerá a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), entre 26 e 28 de outubro.

Leia também:

Durante sua estadia na Malásia, Trump deve assinar um acordo comercial e supervisionar a concretização de um acordo de paz entre Tailândia e Camboja. Além disso, há a possibilidade de um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para melhorar as relações bilaterais após meses de disputas, conforme informaram funcionários de ambos os países.

Agenda no Japão e na Coreia do Sul

Após a Malásia, Trump seguirá para Tóquio, onde se reunirá com a nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi. O Japão conseguiu evitar as tarifas mais severas impostas por Washington, mas Trump espera que o país interrompa as importações de energia russa e aumente seus gastos com defesa.

A parte mais importante da viagem deve ocorrer na Coreia do Sul, onde Trump está previsto para chegar em 29 de outubro para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e, possivelmente, se encontrar com Xi, marcando seu primeiro encontro desde que voltou ao governo.

Expectativas sobre a reunião com Xi Jinping

As restrições de Pequim às terras raras levaram Trump a reconsiderar sua postura sobre o encontro com o líder chinês. Após ameaçar cancelar a reunião e impor novas tarifas, ele afirmou que seguiria em frente, mas também admitiu que a cúpula “talvez não aconteça”. Na quarta-feira, Trump expressou a esperança de chegar a um acordo com Xi sobre “tudo” e mencionou que o líder chinês poderia influenciar o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a guerra na Ucrânia.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)