Trump critica embaixador australiano Kevin Rudd durante reunião
Na última segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou desdém pelo embaixador da Austrália, Kevin Rudd, durante um encontro com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, na Casa Branca. Trump e seus assessores receberam Albanese para um almoço de trabalho, onde fizeram declarações à imprensa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando questionado sobre os comentários anteriores de Rudd, Trump respondeu: “Não sei nada sobre ele.” Albanese ficou em silêncio enquanto Trump acrescentou: “Se ele disse algo ruim, então talvez gostaria de se desculpar.” O presidente então perguntou ao premiê: “Onde ele está? Ainda trabalha para você?”
O primeiro-ministro, visivelmente desconfortável, apontou para Rudd, que estava sentado do outro lado da mesa. Rudd, ex-primeiro-ministro e político trabalhista, explicou que as críticas a Trump ocorreram antes de sua nomeação como embaixador. Ele havia chamado Trump de “presidente mais destrutivo da história” e “um traidor do Ocidente”.
LEIA TAMBÉM!
Trump interrompeu Rudd, afirmando: “Eu também não gosto de você. E provavelmente nunca vou gostar.” A declaração provocou risadas entre os funcionários presentes. Rudd, que fala mandarim, foi nomeado embaixador durante a presidência de Joe Biden, com a expectativa de que sua experiência na China ajudasse a fortalecer sua influência em Washington.
No ano passado, durante a campanha presidencial, Trump havia classificado Rudd como “desagradável” e previu que ele não permaneceria muito tempo como embaixador, em uma entrevista ao político britânico Nigel Farage.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE