Uma crise política se instalou no Texas após legisladores republicanos, com o apoio do presidente Donald Trump, proporem o redesenho dos distritos eleitorais para beneficiar o partido. Em uma tentativa de obstruir o processo eleitoral, deputados democratas deixaram o estado, levando o governador Greg Abbott a ordenar a emissão de mandados de prisão para obrigá-los a retornar. A proposta, elaborada por legisladores republicanos, visa fortalecer a maioria conservadora na Câmara, podendo assegurar até cinco cadeiras adicionais para o partido no Congresso Federal. Atualmente, o Texas possui 38 assentos no Congresso, com 25 já ocupados por republicanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para impedir a votação, os democratas abandonaram o Texas, impedindo a formação do quórum na Assembleia Legislativa. Em reação, o governador republicano Greg Abbott ordenou a emissão de mandados de prisão contra 17 parlamentares ausentes, com base no regimento interno da casa para obrigá-los a retornar. O conflito pelo redesenho de distritos, uma prática antiga e politizada nos EUA, teve um novo capítulo com essa crise.
O novo mapa proposto alteraria significativamente cinco distritos atualmente controlados por democratas, incluindo áreas urbanas como Houston e Dallas, além de regiões de maioria hispânica próximas à fronteira com o México.
LEIA TAMBÉM!
Com informações de Eliseu Caetano.
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE