Trump descarta encontro imediato com Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou a possibilidade de um encontro “no futuro imediato” com o presidente russo, Vladimir Putin. A informação foi divulgada por uma autoridade americana nesta terça-feira (21), após os dois líderes terem anunciado um encontro em Budapeste na semana anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou por telefone na segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. Isso ocorreu após Trump ter anunciado que os dois principais diplomatas se reuniriam esta semana para discutir a cúpula em Budapeste. Um funcionário do governo Trump, que preferiu não se identificar, afirmou que “não há necessidade de uma reunião presencial adicional” e que não existem planos para um encontro entre Trump e Putin em breve. Contudo, ele considerou a conversa entre Rubio e Lavrov como “produtiva”.
Kremlin e cúpula entre líderes
O Kremlin também afirmou nesta terça-feira que ainda não há uma data definida para a cúpula entre Trump e Putin. Na última quinta-feira, o líder russo conversou por telefone com Trump, que tinha uma reunião agendada para o dia seguinte com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O foco da conversa era o fornecimento de mísseis Tomahawk de fabricação americana, que têm a capacidade de atingir alvos profundos na Rússia.
LEIA TAMBÉM!
Trump descreveu a ligação como um avanço e rapidamente anunciou que se encontraria com Putin em Budapeste dentro de duas semanas. Essa mudança de planos é a mais recente de uma série de alterações feitas por Trump, que recebeu Putin no Alasca em agosto, marcando a primeira visita do líder russo ao Ocidente desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Frustração com Putin
Trump expressou sua frustração com Putin, afirmando que poderia encerrar a guerra em um dia ao retornar à Casa Branca, devido à sua química pessoal com o líder russo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE