Trump e Mauro Vieira discutem tarifa sobre acordos comerciais
Donald Trump designa secretário de Estado para prosseguir diálogos com Mauro Vieira em videoconferência com Lula.

Brasil e EUA Buscam Solução para Taxação de Produtos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (9) que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, já estabeleceu contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a taxação adicional sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. As conversas agora entram em uma nova fase, após interações anteriores entre os dois líderes.
Lula afirmou ter ficado surpreso com o resultado da conversa, considerando que a questão parecia improvável de ser resolvida. Ele mencionou também um telefonema rápido entre os presidentes nos bastidores da Assembleia-Geral das Nações Unidas no mês passado. “Ele me telefonou e no telefonema havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro. Eu, tratando de forma civilizada, e ele me tratando de forma civilizada”, acrescentou Lula.
Os presidentes trocaram seus números de telefone para facilitar a comunicação direta e planejam se encontrar pessoalmente em breve. “Nós somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do Ocidente e precisamos passar para o resto do mundo cordialidade e harmonia, e não discórdia e briga. Então, foi uma coisa extraordinária, eu falei com ele que era preciso retirar a taxação dos produtos brasileiros, que ele tinha sido mal informado. Então, agora, começa outro momento”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Piatã, da Bahia.
Leia também:

Netanyahu defende Prêmio Nobel da Paz para Trump: ‘Ele merece’

Mahmoud Abbas busca garantir paz duradoura com ativistas israelenses

ONU anuncia prontidão para ampliar ajuda humanitária após acordo de paz em Gaza
Trump designou Marco Rubio para dar continuidade às negociações. “Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar, porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos”, disse o presidente. “Os Estados Unidos são uma aliança de 201 anos, é uma coisa muito forte. Então, queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”, completou Lula.
O Itamaraty confirmou a conversa entre Rubio e Vieira em nota oficial. Os dois devem se reunir em breve em Washington, “para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”. “O secretário de Estado convidou o ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz a nota.
Com informações da Agência Brasil
Publicado por Nícolas Robert
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)