Trump e presidente da Turquia fortalecem relações em áreas de defesa e comércio

Donald Trump e Recep Erdogan discutiram sobre Gaza, Síria, Irã e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

05/05/2025 16h24

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou ter realizado uma ligação telefônica com o líder turco, Recep Erdogan. A conversa se deu após a Turquia enfrentar uma grave crise interna relacionada à detenção do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump declarou que a conversa foi “muito boa e produtiva” em sua conta na Truth Social.

Escreveu Trump: “Acabei de ter uma conversa telefônica muito boa e produtiva com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, sobre diversos assuntos, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia, tudo relacionado à Síria, Gaza e muito mais.”

Edorgan, na rede social X, descreveu Trump como um “estimado amigo” e afirmou que a conversa “foi muito produtiva, abrangente e sincera”.

LEIA TAMBÉM:

O presidente americano afirmou que Erdogan o convidou para visitar a Turquia em uma data futura, e ele também visitará Washington, D.C.

O líder turco afirmou que ficaria muito feliz em receber meu amigo o mais breve possível, convidando-nos para ir aos EUA. Espero me encontrar com meu amigo Trump em breve e que nosso encontro seja benéfico para nossos países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Turquia destacou que, na ligação, ele e Trump confirmaram o desejo de aprofundar as relações entre a Turquia e os EUA, sobretudo nos setores de defesa e comércio.

Trump reiterou o bom relacionamento com Erdogan.

Durante meus quatro anos como presidente, meu relacionamento com o presidente Erdogan foi excelente. Trabalhamos juntos em diversas coisas, incluindo o fato dele ajudar a devolver o pastor Andrew Brunson, que estava preso, de volta aos Estados Unidos – imediatamente após meu pedido.

Conflito entre Ucrânia e Rússia

Trump, desde que reassumiu a presidência, declarou-se o principal responsável pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, afirmando que está ansioso para trabalhar com o presidente Erdogan a fim de acabar com a ridícula, porém mortal, guerra entre Rússia e Ucrânia.

O presidente da Turquia destacou que, em nossa reunião, abordamos o agravamento da situação humanitária em Gaza, na Síria, a guerra Rússia-Ucrânia, o comércio global, as negociações em curso entre Irã e Estados Unidos e diversas outras questões regionais e internacionais.

Edorgan concluiu que valoriza os esforços do Presidente Trump para encerrar os conflitos e guerras em curso e que a Turquia está pronta para oferecer o apoio necessário para garantir um ambiente de paz, estabilidade e tranquilidade em nossa região.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.