Trump e Putin se encontram no Alasca nesta sexta-feira; acompanhe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, se reúnem nesta sexta-feira (15) no Alasca em um encontro de cú…

15/08/2025 16h16

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(COMBO) This combination of pictures created on February 12, 2025 shows (L-R) US President Donald Trump in Washington, DC, on February 11, 2025 and Russian President Vladimir Putin in Moscow on January 17, 2025. Russian President Vladimir Putin told his US counterpart Donald Trump in a phone call on February 12, 2025, that "peace negotiations" on ending the Ukraine conflict were possible, the Kremlin said. Trump said on Truth Social that both leaders had extended invitations of "visiting each other's nations," while the US leader said he would be calling Ukrainian President Volodymyr Zelensky "right now" to inform him about the call. (Photo by SAUL LOEB and Evgenia Novozhenina / various sources / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe do governo russo, Vladimir Putin, se encontram nesta sexta-feira (15) no Alasca em uma cúpula que pode ser crucial para o futuro da Ucrânia e causa incerteza global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin insiste no território ocidental pela primeira vez desde que buscou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, uma guerra que causou a morte de milhares de indivíduos e na qual as forças da Rússia seguem progredindo. Atualmente, os militares do país exercem o controle sobre cerca de 20% do território ucraniano.

O convite foi feito por sugestão do chefe do Estado Russo, porém o presidente americano adotou uma postura defensiva e anunciou que a reunião poderia se encerrar em questão de minutos caso Putin não ceda. Trump se orgulha de seu perfil negociador e ambições, afirmando que a reunião seria para sondar o cenário. “Sou presidente, ele não vai brincar comigo”, declarou na quinta-feira.

LEIA TAMBÉM:

Ao chegar ao Alasca, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, buscou promover mudanças. “Nunca realizamos alterações sem prévia informação”, afirmou o diplomata, vestindo um moletom com a sigla “CCCP”, o acrônimo russo para “URSS” (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Trump prometeu conversar rapidamente com os líderes europeus e Zelensky após a reunião. Segundo o americano, para alcançar um acordo final seria necessário um encontro de cúpula a três partes, com Zelensky, e dividir o território.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.