Trump e Putin têm agendada uma conversa para esta segunda-feira (19)

O líder americano também deve retomar o contato com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, têm agendada uma conversa para a manhã desta segunda-feira (19).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o anúncio do líder americano no sábado (17), a discussão por telefone deverá focar principalmente na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura mais de três anos e é chamada por Trump de “banho de sangue”. A ligação está prevista para ocorrer às 10h (horário local).

“Espero que seja um dia produtivo, que haja um cessar-fogo e que esta guerra tão violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termine”, acrescentou o americano, na publicação de sábado.

LEIA TAMBÉM!

Após a reunião com Putin, Trump também deve conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assim como diversos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, declarou que ele, junto com o líder do Reino Unido (Keir Starmer), da França (Emmanuel Macron) e da Polônia (Donald Tusk), planejava dialogar com Trump antes da reunião com Putin. A questão foi tratada com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a missa de início do pontificado do papa Leão XIV, no Vaticano.

Na última semana, ocorreram as primeiras negociações diretas entre os dois países em três anos, após a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para resolver o conflito mais letal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa de progresso, já baixa, foi ainda mais prejudicada na quinta-feira (15), quando Trump declarou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile