Trump elogia o “passado forte” do líder rebelde da Síria

Até recentemente, Ahmed al-Sharaa possuía uma recompensa de 10 milhões de dólares americanos e era considerado terrorista pelos Estados Unidos.

15/05/2025 7h23

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou novamente o líder interino da Síria, Ahmed Al-Sharaa, nesta quinta-feira (15), descrevendo-o como alguém com um “passado forte”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump declarou ter conhecido o novo líder do país, que possui um passado notável. Acredita-se que ele será um bom representante, e o tempo dirá.

Os comentários do presidente americano destacam seus esforços constantes para elogiar e admirar publicamente líderes autoritários.

LEIA TAMBÉM:

Você precisará de um histórico consistente para alcançar isso. Você não pode ser uma pessoa fraca. Se você for uma pessoa fraca, estaríamos apenas desperdiçando tempo. Ele é um homem forte, e eu achei que ele era bom, e veremos o que acontece. Mas vamos dar a ele a oportunidade de lutar, removendo as sanções.

Ele anunciou na terça-feira (13) que pretende suspender as sanções à Síria após a queda do regime de Assad no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump e Al-Sharaa realizaram uma reunião crucial na quarta-feira (14) em Riade, capital da Arábia Saudita, durante que os EUA avaliavam a possibilidade de normalizar as relações diplomáticas com Damasco.

Até recentemente, al-Sharaa tinha uma recompensa de 10 milhões de dólares por sua cabeça.

Em 2013, Abu Mohammed al-Jolani, anteriormente conhecido por seu nome de guerra, foi listado como Terrorista Global Especialmente Designado pelos EUA por comandar a filial da Al-Qaeda na Síria.

Em 2016, ele deixou o grupo, conforme apontou o Centro de Análises Navais dos EUA.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.