Trump Jr. inclui foto do pai em campanha da American Eagle

Campanha protagonizada por Sydney Sweeney recebe críticas por supostamente incentivar a eugenia e a objetificação feminina.

31/07/2025 17:55

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Trump Jr. inclui foto do pai em campanha da American Eagle
(Imagem de reprodução da internet).

Donald Trump Jr., filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), publicou na quarta-feira (30.jul.2020) uma montagem com o rosto do pai em uma campanha da marca American Eagle, originalmente estrelada pela atriz norte-americana Sydney Sweeney. “Esse Hanse… Hum, o Donald está tão gostoso agora!!!”, escreveu Trump Jr. em seu perfil do Instagram.

A publicação do filho do presidente faz referência direta à campanha da marca de moda lançada na terça-feira (29.jul), que vem sendo amplamente criticada por promover “eugenia e racismo”.

A crítica ressalta que a campanha reforça estereótipos racistas e eugenistas, além de objetificar o corpo feminino. A empresa e a atriz ainda não se manifestaram.

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Em um dos vídeos promocionais, Sweeney aparece usando um conjunto de jeans e faz um trocadilho com a palavra “genes”. As palavras têm quase a mesma pronúncia em inglês. “Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo cor dos olhos”, diz a atriz. Na sequência, ela conclui: “Meu jeans é azul”, enquanto a câmera alterna entre sua calça e seus olhos azuis. “Eu tenho ótimos jeans, agora você também pode”.

O jogo de palavras entre “jeans” e “genes” provocou críticas de muitos usuários da internet, que interpretaram a peça como uma referência a ideias de superioridade genética. A utilização de uma mulher branca, loira, de olhos azuis e corpo curvilíneo como símbolo de “bons genes” foi entendida como uma associação direta a conceitos eugênicos.

A controvérsia gerada ressaltou novamente a forma como as marcas empregam referências sensíveis em suas campanhas publicitárias. O ocorrido, envolvendo uma marca com o nome “American” e um produto como jeans, elementos associados à identidade cultural dos Estados Unidos, intensificou a discussão.

Na terça-feira (29/07), o porta-voz da Casa Branca, Steven Cheung, respondeu às críticas à campanha. Ele afirmou que a cultura de cancelamento está descontrolada. Além disso, classificou as críticas como “imbãs”.

Essa visão liberal distorcida, tola e complexa é um dos fatores cruciais que explicaram o resultado das eleições de 2024. Eles estão insatisfeitos com essa situação.

Fonte por: Poder 360

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