Presidente Trump Lança Programa Bilionário para Diminuir Taxas de Hipoteca
O presidente Donald Trump anunciou na última quinta-feira (8) um ambicioso programa de compra de títulos hipotecários com um investimento de US$ 200 bilhões (R$ 1,074 trilhão). A iniciativa tem como principal objetivo reduzir as taxas de juros dos financiamentos imobiliários nos Estados Unidos, buscando facilitar o acesso à moradia para famílias americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resposta à Crise de Acessibilidade
O anúncio foi apresentado como uma resposta direta ao que o próprio Trump considera um problema de “farsa” criado pelos democratas, referindo-se à dificuldade de acesso à habitação. Segundo o presidente, o programa é parte de um conjunto de ações para restaurar a acessibilidade no mercado imobiliário, visando aliviar o peso dos pagamentos mensais para as famílias.
Fannie Mae e Freddie Mac Lideram a Operação
As compras dos títulos hipotecários serão realizadas pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac, sem a necessidade de aprovação do Congresso, conforme declarado por Bill Pulte, diretor da agência federal de financiamento imobiliário indicada por Trump.
LEIA TAMBÉM!
A estratégia visa injetar capital no mercado e estabilizar as taxas de juros.
Críticas à Gestão Biden
Mantendo a linha adotada pela Casa Branca, Pulte atribuiu a atual crise imobiliária à gestão do ex-presidente Joe Biden, afirmando que a Fannie Mae utilizará sua força para reverter os “danos” causados nos últimos quatro anos. A iniciativa inclui compras estratégicas e de grande porte de títulos hipotecários.
Restrições a Grandes Investidores
Na mesma semana, Trump anunciou medidas para impedir que grandes investidores institucionais comprem novas casas unifamiliares nos Estados Unidos. Ele também solicitou ao Congresso que formalize a iniciativa em lei. A medida visa conter o aumento dos preços dos imóveis, atribuído à “inflação recorde causada por Joe Biden e pelos democratas no Congresso”, segundo o presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
