Trump menciona Brasília como exemplo de “capital violenta” ao apresentar dados de homicídios antigos
Em coletiva para anunciar a mobilização de tropas da Guarda Nacional para Washington, Trump mencionou também capitais como Bogotá, Lima e Cidade do México.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, listou Brasília entre diversas “capitais violentas” nesta segunda-feira (11). Em coletiva para anunciar a mobilização de tropas da Guarda Nacional para Washington, Trump mencionou também capitais como Bogotá, Lima e Cidade do México em seu exemplo. “Washington tem o dobro, o triplo de violência de todas elas. Você gostaria de morar em um lugar assim? Acho que não. As outras cidades são bem ruins, mas não tão ruins quanto Washington”, disse ele aos repórteres, acrescentando que os dados apontam que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes do Distrito Federal é menor do que a de Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Atlas da Violência aponta que o Distrito Federal registrou 347 homicídios em 2023, o que equivale a uma taxa de 11 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Já Washington teve 274 homicídios no mesmo ano, mas, como a população é bem menor, o índice chega a 39,86 para cada 100 mil habitantes.
Trump, do Partido Republicano, declarou hoje estado de emergência de segurança pública e assumiu o controle do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, utilizando a seção 740 da lei de Autonomia do Distrito de Columbia, buscando combater a insegurança que ele descreveu como “fora de controle”. Durante as declarações, cerca de 150 pessoas se manifestaram ao norte da Casa Branca, argumentando contra a imposição de controle do presidente sobre a cidade. Entre janeiro e junho de 2024, foram registrados 75 homicídios, e em 2025 a quantidade diminuiu para 63, representando uma redução de 16%. Trump reiterou sua intenção de considerar o envio de forças federais para outras cidades com prefeitos do Partido Democrata, incluindo Nova York, Chicago e Los Angeles, caso estas não consigam solucionar a questão por conta própria.
LEIA TAMBÉM:
● Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a Turquia, provocando o colapso de edifícios
● Austrália declara que irá reconhecer o Estado da Palestina
● Alemanha convoca reunião entre UE e EUA sobre a Ucrânia na quarta-feira
A prefeita de Washington, Muriel Bowser, afirmou nesta segunda-feira (11) que Trump está ciente dos progressos que a cidade alcançou em relação à queda do índice de criminalidade, após ele ter emitido uma ordem executiva para assumir o controle federal do departamento de Polícia da capital americana devido à insegurança. “Não vou minimizar o que foi dito, nem quero minimizar a intromissão em nossa autonomia”, declarou Bowser, do Partido Democrata, em coletiva de imprensa. A prefeita da capital americana acrescentou que em “cada conversa” que tem com Trump ele é informado sobre os avanços em relação à criminalidade e que o presidente foi notificado sobre a diminuição nos homicídios.
Com informações do Estadão Conteúdo e EFE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan