Trump permite que negociadores dos EUA suspendam controles de exportação para China
A China necessita de motores a jato e componentes associados, sujeitos a restrições impostas pelos Estados Unidos, para a produção de suas aeronaves comerciais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permitiu que a equipe do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, responsável por negociações de acordos comerciais, negociasse a retirada das recentes restrições à venda de uma vasta gama de tecnologia e outros produtos para a China, segundo pessoas próximas ao assunto. Na segunda-feira (9), representantes dos EUA e da China se reunirão em Londres para uma nova rodada de diás. A estratégia é vista como inovadora, destacando o impacto dos controles de terras raras da China nas indústrias americanas. “Historicamente, os controles de exportação nunca foram utilizados como ferramenta para negociações comerciais”, afirmou Kevin Wolf, sócio da Akin Gump Strauss Hauer & Feld, especializada em comércio internacional.
Não existem precedentes para isso. Os produtos abrangidos pelas recentes restrições americanas – que nunca foram anunciados publicamente pelo governo – incluem motores a jato e peças relacionadas, dos quais os chineses precisam para fabricar suas próprias aeronaves comerciais; softwares necessários para que empresas chinesas produzam chips; e etano, um componente do gás natural importante na fabricação de plásticos, de acordo com as fontes.
Informações do Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires Publicado por Fernando Dias
Leia também:
Bessent lidera missão econômica à Ásia: China, Japão e Coreia do Sul
Zelensky pede à UE a usar ativos russos para empréstimo à Ucrânia
Grupos aeroespaciais europeus unem forças para desafiar Starlink
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)