O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou elevar “substancialmente” as tarifas sobre produtos indianos como retaliação pela compra de petróleo russo, uma fonte crucial de receita para Moscou. Trump se aproximou de Vladimir Putin logo após retornar ao poder em janeiro, acreditando que uma boa relação facilitaria o fim da guerra na Ucrânia. Ao constatar a impossibilidade de alcançar esse objetivo, ele ameaçou impor sanções econômicas a Rússia, estabelecendo um prazo final para o encerramento das hostilidades, que se estende até a próxima sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autoridades russas planejam negociar com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que se reunirá com Putin nesta semana.
Enquanto isso, Trump tenta intensificar a pressão. Ele declarou, em sua plataforma Truth Social nesta segunda-feira, que a Índia “adquire grandes volumes de petróleo russo” e o comercializa com “lucros significativos”. “Não se preocupam com o número de mortes na Ucrânia causadas pela máquina de guerra russa”, acrescentou. “Por esta razão, aumentarei substancialmente as tarifas que a Índia paga aos Estados Unidos”, afirmou. O presidente não divulgou informações sobre as possíveis novas tarifas aduaneiras. Atualmente, Washington estabeleceu uma taxa adicional de 10% sobre os produtos indianos, que deve ser elevada a 25% na quinta-feira.
LEIA TAMBÉM!
Com informações da AFP, publicado por Fernando Dias.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE