Ameaças de Trump ao Hamas em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma ameaça nesta quinta-feira (16), afirmando que irá “matar” os membros do Hamas em Gaza se o grupo terrorista “continuar matando gente” naquela região. Em sua rede Truth Social, Trump declarou: “Se o Hamas continuar matando gente em Gaza, o que não estava previsto no acordo [para um cessar-fogo com Israel], não teremos outra opção senão ir e matá-los”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações de Trump surgem após o Hamas divulgar um vídeo, na terça-feira, mostrando execuções sumárias de supostos “colaboradores” de Israel nas ruas da Cidade de Gaza. Recentemente, Trump havia afirmado que as ações do Hamas, incluindo execuções públicas, “não o preocupavam muito”, classificando-as como assassinatos de membros de gangues.
Intervenção e controle do Hamas
Na quarta-feira, Trump comentou que “não será necessário que o exército americano” intervenha em Gaza. Desde a retirada parcial das forças israelenses, em decorrência do acordo de cessar-fogo de 20 pontos proposto pelos Estados Unidos, o Hamas intensificou seu controle sobre as cidades devastadas, realizando uma ofensiva e executando supostos colaboradores de Israel nas ruas.
LEIA TAMBÉM!
O almirante Brad Cooper, principal comandante dos Estados Unidos no Oriente Médio, exigiu que o Hamas parasse de atacar civis palestinos e seguisse o plano apresentado por Trump.