Trump propõe aquisição de carne da Argentina para combater inflação nos EUA

Presidente americano declara que medida reduzirá preços internos e trará benefícios ao país sul-americano, que ele considera um “bom aliado”.

20/10/2025 7:19

2 min de leitura

Trump propõe aquisição de carne da Argentina para combater inflação nos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

Trump sugere compra de carne bovina da Argentina para conter inflação nos EUA

No último domingo, 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que seu governo pode adquirir carne bovina da Argentina como uma forma de combater a inflação e diminuir os preços elevados dos alimentos no país. “Poderíamos comprar um pouco de carne da Argentina. Se fizéssemos isso, os preços cairiam”, afirmou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, enquanto se dirigia a Washington.

O presidente também mencionou que essa medida beneficiaria o governo argentino. “Isso ajudaria a Argentina, um país que considero um muito bom aliado”, declarou.

Crise de abastecimento e aumento nos preços da carne

Os preços da carne bovina nos Estados Unidos alcançaram patamares históricos em 2025, devido à diminuição dos rebanhos causada por secas severas no oeste do país e ao aumento dos custos de produção. Na sexta-feira, 17, Trump já havia mencionado que seu governo estava trabalhando em um acordo internacional para reduzir os preços internos, sem especificar quais países estariam envolvidos.

Leia também:

Economistas americanos acreditam que, se o plano de importação for implementado, os efeitos nos preços poderão ser percebidos “em poucas semanas”, embora os produtores locais expressem preocupação com as consequências para o setor pecuário dos EUA.

Reaproximação com a Argentina de Javier Milei

As declarações de Trump surgem poucos dias após uma reunião com o presidente argentino, Javier Milei, que ocorreu na Casa Branca na última terça-feira, 14. O principal tema do encontro foi o auxílio financeiro de US$ 20 bilhões oferecido pelos Estados Unidos à Argentina, através de uma linha de crédito destinada a fortalecer o peso argentino.

Trump reafirmou seu apoio ao líder ultraliberal, mas condicionou o futuro do auxílio à continuidade do governo de Milei e do partido A Liberdade Avança. “A Argentina não tem dinheiro, não tem nada, estão lutando muito para sobreviver. Se eu puder ajudá-los a sobreviver em um mundo livre… O presidente da Argentina está fazendo o melhor que pode, mas eles estão morrendo”, afirmou Trump.

O presidente americano destacou que vê a cooperação econômica com Buenos Aires como uma estratégia importante para conter a inflação interna e fortalecer os laços políticos e comerciais com o novo governo argentino.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)