Conselho da Paz de Gaza: Trump Convida Putin e Lula para Nova Iniciativa
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o presidente Vladimir Putin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o Conselho da Paz, que supervisionará o novo governo americano na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Kremlin, através de um comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conselho Executivo e Participantes
O Conselho da Paz será presidido por Trump e contará com uma junta executiva formada por figuras como o Secretário de Estado americano, Marco Rubio; o enviado especial para Gaza, Steve Witkoff; Jared Kushner, genro do presidente; Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico; Marc Rowan, diretor da Apollo Global Management; Roberto Gabriel, assessor de Trump; e Ajay Banga, presidente do Banco Mundial.
Convite a Outros Países
Além de Putin e Lula, Trump enviou convites a diversos líderes mundiais para se unirem ao conselho como membros fundadores. Entre os países convidados estão o presidente da Argentina, ; o do Paraguai, Santiago Peña; o da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o do Egito, Abdel Fattah al-Sisi; o rei da Jordânia, Abdullah II; e o primeiro-ministro do Canadá, .
LEIA TAMBÉM!
Plano de Paz e Fórum de Davos
A iniciativa faz parte da fase dois do plano de paz de Trump para Gaza, que prevê a formação de um governo de tecnocratas na Faixa de Gaza e o desarmamento do grupo terrorista. Trump também anunciou que mais informações sobre a Força Internacional de Estabilização (ISF) – um contingente que deve garantir a segurança e desmilitarização de Gaza – serão divulgadas durante o Fórum de Davos, na Suíça, onde ele fará um discurso.
