Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Trump realiza “ataque sem precedentes ao Judiciário brasileiro”, defende “The Economist”

Trump realiza “ataque sem precedentes ao Judiciário brasileiro”, defende “The Economist”

A The Ecnonomist afirma que a Lei Magnitsky foi aplicada contra ditadores, generais genocidas e chefes que eliminaram opositores políticos, declarando q…

Por: Redação ZéNewsAi

01/08/2025 15:12

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A revista britânica The Economist divulgou, na quinta-feira (31), um editorial intitulado “O ataque sem precedentes de Donald Trump ao Judiciário brasileiro”. O texto argumenta que sancionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, constitui uma investida inédita contra uma “democracia em funcionamento”.

A The Economist aponta que a Lei Magnitsky já foi empregada contra ditadores, generais genocidas e chefes de governo responsáveis pelo assassinato de opositores políticos. “Moraes não realizou nada parecido”, afirma a revista. A sanção foi aplicada ao juiz por conduzir o processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump, acusado de planejar a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. “Ter como alvo um juiz em exercício em uma democracia funcional é algo sem precedentes”, cita a revista.

A publicação afirma que o conflito entre Donald Trump e Alexandre de Moraes teve início em 2019, com a investigação das notícias falsas. Sob a relatoria do magistrado, o processo apura a disseminação de informações incorretas sobre instituições democráticas no Brasil, por meio das redes sociais, e visava empresas norte-americanas.

Leia também:

Ucrânia: Paris Discute Garantias de Segurança com Zelensky e Aliados Globais!

Ucrânia: Paris Discute Garantias de Segurança com Zelensky e Aliados Globais!

Crans-Montana Admite Falhas Graves: Ausência de Inspeções Antichamas Revelada!

Crans-Montana Admite Falhas Graves: Ausência de Inspeções Antichamas Revelada!

Embaixador Belli denuncia bombardeio e prisão de Maduro: Crise na Venezuela explode na OEA

Embaixador Belli denuncia bombardeio e prisão de Maduro: Crise na Venezuela explode na OEA

Para a publicação, a investigação se mostrou controversa desde o início, devido à ausência de regulamentação das redes sociais no Brasil, o que leva a que os processos relacionados ao tema tramitem no Supremo Tribunal Federal. Contudo, o texto ressalta que “nenhuma das ações do Sr. Moraes foi ilegal nos termos do Brasil. Ele é amparado pela Constituição brasileira, uma das mais extensas do mundo, que abrange desde assistência médica a salários”.

Ademais, o editorial critica os apoiadores de Jair Bolsonaro por “ignorar as evidências em sua acusação” de fomentar, inclusive por meio das redes sociais, o ataque aos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. “Os aliados de Bolsonaro fazem o incidente parecer um mero revés”. A publicação também classificou os episódios do 8 de janeiro como “orgia vandalista”.

O jornal acusa Jair Bolsonaro de estar envolvido em “ações mais brutais para permanecer no poder”. Segundo a Polícia Federal, seu vice-chefe de gabinete, Mário Fernandes, elaborou um plano para assassinar ou sequestrar Moraes, e Lula, e seu companheiro de chapa, antes que pudessem tomar posse. Mario Fernandes ocupou o cargo de secretário-executivo (número 2) da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro.

A Lei Magnitsky surgiu por acaso.

O editorial conclui que, embora o governo Trump acredite que as sanções contra Moraes podem pressionar o Supremo a libertar Bolsonaro, “o uso inovador da Lei Magnitsky pode falhar”.

Lula agora classifica Bolsonaro como “traidor”. A maioria dos brasileiros concorda, diz a revista. O Sr. Moraes, acostumado a receber ameaças de morte, é difícil de intimidar. No dia em que as sanções foram anunciadas, ele viajou para São Paulo para assistir a uma partida do seu time de futebol favorito, finalizando com referência ao jogo do Corinthians na última quarta-feira que o ministro foi flagrado fazendo um gesto obsceno.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre de MoraesJair BolsonaroSupremo Tribunal FederalTrump
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

● CNH Simplificada: Novas Regras Entram em Vigor e Podem Isentar Renovação!

09/01/2026 15:03 | 2 min de leitura

● Trabalhadores em Risco: HRCA Consultoria Alerta para Aumento da Radiação Solar no Brasil em 2026

09/01/2026 16:03 | 2 min de leitura

● Recife em Crise: Aumento Explosivo de 60,8% em Tarifas de Aplicativos!

09/01/2026 15:05 | 1 min de leitura

● Lula Exalta Acordo Europeu: Dia Histórico para o Comércio Global!

09/01/2026 14:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!