Trump solicita a evacuação de Teerã e critica o Irã devido ao impasse nuclear
O presidente dos Estados Unidos declarou que o país “não pode possuir arma nuclear” e afirmou que os iranianos deveriam ter aceitado o acordo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), solicitou nesta segunda-feira (16.jun.2025) que todos evacuem “imediatamente” a capital do Irã, Teerã. Em publicação na rede Truth Social, ele reiterou a crítica ao governo iraniano em relação à ausência de acordo sobre o programa nuclear do país persa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Irã deveria ter assinado o acordo que foi proposto para assinatura. Que vergonha, e que desperdício de vidas humanas. o Irã não pode ter uma arma nuclear. Eu repeti isso várias vezes! Todos devem evacuar Teerã imediatamente!
LEIA TAMBÉM:
● Organizações de direita preveem manifestação em apoio a Lula após campanha com críticas a Trump
● Haddad busca discutir a questão da lei aplicada contra Moraes com o secretário de Trump
● OpenAI arrecadou US$ 8,3 bilhões e atingiu a meta de lucro em 2023, antecipando-se à previsão original
O discurso de Trump ocorre após uma série de ataques aéreos de Israel contra alvos militares em Teerã. A operação intensificou as tensões na região e levou o governo iraniano a suspender, no sábado (14.jun), as negociações com os EUA sobre seu programa nuclear.
As reuniões estavam agendadas para domingo (15 de jun) em Mascate, capital de Omã. O ministro das Relações Exteriores do país, Badr Albusaidi, confirmou a interrupção das negociações, mas defendeu a manutenção do diá. “A diplomacia e o diácontinuam sendo o único caminho para uma paz duradoura”, escreveu no X (ex-Twitter).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As negociações entre Irã e Estados Unidos visam reestabelecer os termos do acordo nuclear de 2015, que estabelecia a restrição do programa nuclear iraniano em contrapartida para o levantamento de sanções econômicas.
Fonte por: Poder 360