Trump solicita demissão do diretor executivo da fabricante de chips Intel

A declaração ocorreu um dia após o senador Tom Cotton informar que havia enviado uma carta à empresa questionando os vínculos entre Lip-Bu Tan e empresa…

1 min de leitura

WASHINGTON (United States), 07/08/2025.- President Donald Trump and Apple CEO Tim Cook (not seen) announce an additional $100 billion Apple investment in the US in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 06 August 2025. The White House will also establish the Apple American Manufacturing Program, which will focus on bringing Apple’s supply chain and manufacturing to the US. EFE/EPA/BONNIE CASH / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu nesta quinta-feira (7) que o novo diretor da fabricante de semicondutores americana Intel, Lip-Bu Tan, renuncie “imediatamente”, após um senador republicano citar preocupações com a segurança nacional devido a seus vínculos com empresas chinesas. “O CEO da INTEL tem um sério conflito de interesses e deve renunciar, imediatamente. Não há outra solução para este problema”, disse Trump em sua plataforma Truth Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração aconteceu um dia depois de o senador Tom Cotton informar que enviou uma carta à Intel questionando os laços entre o diretor-executivo e empresas da China. Segundo relatos, Tan “controla dezenas de empresas chinesas e tem participação em centenas de empresas chinesas de fabricação avançada e chips. Pelo menos oito destas têm ligações com o Exército Popular de Libertação da China”, escreveu Cotton em sua carta, cuja cópia publicou em seu site.

O senador também ressaltou o papel de Tan como ex-diretor da Cadence Design Systems, empresa que produz programas utilizados pelas grandes produtoras de microchips. A empresa, escreveu Cotton, “se declarou culpada de vender ilegalmente seus produtos a uma universidade militar chinesa e de transferir sua tecnologia para uma empresa chinesa de semicondutores associada sem obter licenças”. E Tan dirigia a companhia naquele momento, acrescentou. Nascido na Malásia, o CEO assumiu em março o cargo na Intel, que passava por dificuldades devido ao seu atraso em inteligência artificial (IA), e anunciou demissões quando as tarifas e restrições à exportação da Casa Branca impactaram o mercado.

LEIA TAMBÉM!

Com vasta experiência no setor de tecnologia e como o quarto CEO da Intel em sete anos, ele declarou que “não será fácil” superar os desafios que a empresa enfrenta. A Intel é uma das principais empresas do Vale do Silício, mas seu sucesso foi atenuado pelas potências asiáticas TSMC e Samsung, que lideram o mercado de semicondutores sob demanda. Além disso, a empresa se viu surpreendida com o surgimento da Nvidia como principal fornecedora mundial de chips de IA.

Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile