Trump vê como “possível” um cessar-fogo em Gaza, mesmo com os EUA tendo se retirado das negociações

O presidente americano, na Escócia, ainda discordou da declaração de Benjamin Netanyahu de que não há fome no enclave palestino, afirmando ver “crianças…

28/07/2025 10h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
WASHINGTON (United States), 25/07/2025.- US President Donald Trump leave the White House, Washington, DC, USA, 25 July 2025. President Trump is due to visit Scotland for a 4-day visit where he is due to visit his golf courses and met with UK Prime Minister Keir Starmer. EFE/EPA/WILL OLIVER / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que é “possível” um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mesmo que seu país e Israel tenham se retirado das negociações, e reconheceu que há fome no enclave palestino porque vê “crianças famintas” na televisão. Trump fez essas declarações ao receber o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em seu complexo de golfe em Turnberry, no sudoeste da Escócia, com quem terá uma reunião para abordar o acordo tarifário entre os dois países, bem como as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Starmer compareceu com sua esposa, Victoria, sobre quem o presidente disse que “é uma primeira-dama muito respeitada nos Estados Unidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao ser questionado pela mídia sobre a viabilidade de um cessar-fogo em Gaza, o presidente americano declarou que seu governo deseja “alcançá-lo”. Os Estados Unidos retiraram-se das negociações no Catar após Israel fazer o mesmo em 24 de julho, devido à percepção de que o grupo islamista Hamas impedia o progresso. Em relação à afirmação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que não há fome na Faixa, Trump respondeu que “não particularmente”, considerando que as imagens que observa na televisão indicam “crianças famintas”.

O presidente americano reiterou sua afirmação de que, há duas semanas, os EUA enviaram US$ 60 milhões em ajuda humanitária a Gaza e ninguém agradeceu, e sustentou que o problema é que o Hamas rouba a comida. Após se reunir com Starmer, ambos se deslocaram para seu outro complexo de golfe em Aberdeen, no nordeste da Escócia, para inaugurar um segundo campo de golfe, com Eric e Donald Trump Jr e o líder do governo escocês, John Swinney.

LEIA TAMBÉM:

Com informações da EFE

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.